Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Expo Dubai cimentou trabalho da AIMMP durante o ano na região

O presidente da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), Vítor Poças, disse à Lusa que a participação na Expo 2020 Dubai "acabou por cimentar todo o trabalho feito" durante este ano na região.

Expo Dubai cimentou trabalho da AIMMP durante o ano na região
Notícias ao Minuto

10:35 - 05/12/21 por Lusa

Economia Expo Dubai

O Médio Oriente foi o mercado escolhido pela AIMMP para durante este ano apostar na promoção e internacionalização.

A presença da fileira casa, que decorreu no Pavilhão de Portugal de 15 de novembro até hoje, é coordenada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em parceria com a AIMMP.

"A Expo Dubai acabou por cimentar todo o trabalho que foi feito durante o ano" porque "no fundo é novembro e dezembro que está acontecer" a exposição mundial, afirmou Vítor Poças.

"Portanto, acabou por cimentar e acabou também por ter aqui um outro aspecto multiplicador, que é de alguma maneira haver pessoas e empresários que visitámos nas outras paragens e que agora acabam por poder ter um segundo contacto, uma segunda oportunidade de contacto no contexto da visita à Expo Dubai", apontou o presidente da direção AIMMP.

Além disso, na "Expo Dubai, pela sua transversalidade a todo o mundo, nós acabamos não só por ter uma ação dedicada ao Médio Oriente como acabamos por apanhar potenciais clientes oriundos de outros do mundo que visitam" a exposição mundial, acrescentou.

Portanto, para Vítor Poças, a Expo Dubai é uma aposta naquele mercado, mas também dedicada ao mercado global.

Além disso, referiu, há "muita gente da Índia e de Omã, do Qatar, e de muitos países ali à volta que certamente irão visitar a Expo", como também "há ingleses e americanos e de outros países", inclusivamente portugueses que vão visitar o Pavilhão de Portugal.

"Penso que o cliente alvo no Pavilhão de Portugal vai muito mais para além daquilo que é os clientes da região do Médio Oriente", rematou.

Em março, a AIMMP participou no Woodshow Dubai 2021, em maio na Indez Dubai/Hotel Show Dubai 2021, em junho estiveram com uma mostra em Mirdif e em setembro na Index Saudi Arabia, em Riade.

Desde novembro estão na Downtown Desing Dubai e no Pavilhão Portugal na Expo 2020 Dubai, sempre com o Made in Portugal Naturally by Associative Design.

De acordo com a associação, algumas dessas mostras foram acompanhadas por missões de negócios para reuniões B2B [entre empresas] nas câmaras de comércio de Sharjah, Dubai e Ras Al Khaimah (Emirado Árabes Unidos) e Riade e Jeddah (Arábia Saudita) e em outras instituições.

Segundo a AIMMP, as empresas participantes nestas missões apresentam um enorme grau de satisfação pelos contactos alcançados, negócios realizados e perspetivas de vendas futuras.

"Faço um balanço muito positivo", sublinhou o presidente da AIMMP.

"A nossa presença no Médio Oriente em 2021, que não só no Pavilhão de Portugal, é uma presença que a mim me orgulha muito e à AIMMP também porque sinto que demos um grande contributo ao setor e ao país", acrescentou, salientando não ter dúvidas sobre isso.

Aliás, tendo em conta "as grandes limitações que tivemos durante o ano de 2020" e também durante parte de 2021 para circular em outros mercados por causa da pandemia de covid-19, "nós conseguimos realmente 'furar pelo buraco da agulha' e entrar no Dubai, em Ras Al Khaimah, em Sharjah, em Jeddah e em Riade, conseguimos fazer uma gestão que não é fácil", disse.

"Conseguimos fazer uma boa opção este ano porque" na impossibilidade, por exemplo, de "entrarmos nos Estados Unidos, que este ano foi muito difícil ou noutros mercados europeus onde as feiras foram canceladas permanentemente, fizemos uma excelente aposta e estamos, por isso, muito satisfeitos", concluiu.

A Expo 2020 é a primeira exposição mundial realizada na região do Médio Oriente, África e Sul da Ásia (MEASA, na sigla inglesa), no ano do jubileu de ouro dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Localizado no sul do Dubai, o local conta com 4,38 quilómetros quadrados, dos quais cerca de dois quilómetros quadrados são área fechada.

As três áreas temáticas da Expo 2020, oportunidade, mobilidade e sustentabilidade apresentam-se em forma de pétalas, as quais convergem na praça Al Wasl.

O Pavilhão de Portugal está localizado no distrito da sustentabilidade.

Leia Também: Expo Dubai "é um lugar incrível para os países se apresentarem"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório