Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Das pensões às novas tabelas do IRS: Os 5 números relevantes da semana

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Das pensões às novas tabelas do IRS: Os 5 números relevantes da semana
Notícias ao Minuto

08:11 - 04/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana entraram em vigor novas regras, anunciadas pelo Governo, para tentar conter a pandemia em território nacional. Além disso, foram conhecidos vários indicadores económicos que mostram como está a economia portuguesa numa altura em que o número de casos da Covid-19 continua a crescer. 

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Pensões aumentam em 2022 por causa da inflação. Mais baixas crescem 0,99%

As pensões vão aumentar no próximo ano à boleia da inflação, por via da atualização automática, conforme já tinha antecipado o Governo. As pensões mais baixas vão subir 0,99% no início do próximo ano, sendo que estes dados ainda carecem de confirmação por parte do INE, uma vez que se tratam de estimativas provisórias.

  • Dívida pública desce para 271,2 mil milhões até outubro

A dívida pública na ótica de Maastricht, que é a que conta para Bruxelas, diminuiu para 271,2 mil milhões de euros até outubro, de acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal (BdP). 

  • Impostos. Seis coisas que ainda pode fazer para maximizar o IRS até ao fim do ano

Com a entrada em dezembro, 2021 está mais perto do final. Esta altura do ano é marcada, normalmente, por despesas acrescidas relacionadas com o Natal, mas é também neste período que ainda pode fazer alguma coisa pelo IRS de 2021. Pedir fatura com número de contribuinte (NIF) é algo que deve sempre fazer, mas estas seis dicas também podem ajudar.

  • Esperança de vida aos 65 desce. Idade de reforma em 2023 acompanha ritmo

A esperança de vida aos 65 anos terá sido de 19,35 anos no triénio 2019-2021, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Quer isto dizer que será necessário trabalhar menos em 2023 para se reformar, até aos 66 anos e quatro meses

  • Novas tabelas do IRS isentam de imposto salários e pensões até 710 euros

O valor dos salários e pensões a partir do qual se vai descontar IRS a partir de janeiro de 2022 vai aumentar dos atuais 686 euros para 710 euros, segundo as tabelas de retenção na fonte agora publicadas.

Leia Também: A dívida pública e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório