Meteorologia

  • 26 JANEIRO 2022
Tempo
11º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

O que faz os colaboradores felizes? Três técnicas para reter talento

O índice de rotatividade de uma empresa é "fundamental para analisar o clima do ambiente organizacional: um índice elevado pode ser fruto da insatisfação ou da desmotivação dos colaboradores". Conheça três técnicas para reter talentos e reduzir o índice de rotatividade.

O que faz os colaboradores felizes? Três técnicas para reter talento

O sucesso de uma empresa pode ser definido, em parte, pela sua capacidade de atrair e reter talento, de acordo com a Adecco Portugal, pelo que o índice de rotatividade é "fundamental para analisar o clima do ambiente organizacional: um índice elevado pode ser fruto da insatisfação ou da desmotivação dos colaboradores". 

Ora, para uma empresa ser sustentável é "essencial manter os profissionais na organização, o que também implica menos custos com processos de seleção e melhor aproveitamento do capital humano, com ganhos efetivos na produtividade".

Deste modo, a Adecco Portugal sugere três técnicas para reter talentos e reduzir o índice de rotatividade. Tome nota: 

1. Não presuma que todos os funcionários têm os mesmo anseios

"One size doesn’t fit all: uma política de gestão de recursos humanos linear e extensível a todos os funcionários não é o caminho para reter talento nas empresas. O tamanho único não se ajusta a todos de igual forma no mundo do trabalho. Os pais de crianças pequenas podem valorizar horas flexíveis em detrimento de um salário mais elevado; os gestores médios podem querer o tipo de benefícios tradicionais de uma promoção; e os novos talentos podem procurar mentoria, formação e uma cultura organizacional consolidada e de apoio."

2. Valorizar os pontos fortes em vez de se concentrar nos pontos fracos

"Quantas vezes nos concentramos no que um profissional está a fazer mal em vez de reconhecer o que poderia estar a fazer bem? É muito mais benéfico tirar partido das forças sobre as fraquezas. Um estudo da Gallup estima que uma gestão baseada nos pontos fortes dos funcionários pode levar a um aumento de 9% a 15% no empenho nas suas funções. (...) Valorizar os pontos fortes dos profissionais numa equipa é crucial quando se trata de reter talento e minimizar o turnover de uma organização."

3. Transparência acima de tudo

"A transparência pode transformar uma organização. Um estudo da Escola de Comunicações, da Universidade Brigham Young, concluiu que a transparência pode conduzir a níveis mais elevados de confiança organizacional, o que é mais uma razão para encorajar uma política de comunicação frequente entre os líderes das empresas e a sua força de trabalho. Os escritórios em open space estão em linha com esta noção de comunicação aberta e sem barreiras, pelo que é considerada a opção mais em linha com a transparência nas relações de trabalho. Assim podem ser uma excelente técnica para reter funcionários."

Leia Também: Governo dá 'luz verde' ao regime das empresas de investimento

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório