Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Shell abandona projeto de petróleo na Escócia

A petrolífera Royal Dutch Shell anunciou hoje a sua retirada de um projeto de exploração de petróleo ao largo das ilhas Shetland, na Escócia, contestado por organizações ambientalistas, alegando que o interesse económico "não é suficientemente forte".

Shell abandona projeto de petróleo na Escócia
Notícias ao Minuto

10:29 - 03/12/21 por Lusa

Economia Shell

"Após uma revisão completa" do projeto Cambo, a Shell indicou num comunicado emitido na quinta-feira à noite que concluiu "que o interesse económico em investir neste projeto não é suficientemente forte neste momento".

O projeto, que aguarda o sinal verde do governo britânico, tornou-se num motivo de contestação das organizações ambientalistas durante a cimeira climática COP26 em Glasgow, que decorreu em novembro.

Antes, no início de outubro, a Greenpeace organizou uma manifestação em Londres, que resultou na prisão de vários ativistas.

O campo de petróleo de Cambo, detido em 70% pela Siccar Point Energy e em 30% pela Shell UK, contém o equivalente a mais de 800 milhões de barris de petróleo, dos quais 170 milhões devem ser extraídos na primeira fase do projeto. 

A decisão da Shell "deve ser o golpe fatal para Cambo", saudou a Greenpeace, afirmando que o governo "está cada vez mais sozinho no apoio ao campo de petróleo".

A Oxfam, por sua vez, acolheu uma decisão "positiva", apelando ao Executivo para "vetar a exploração de Cambo e de outros campos de petróleo no Reino Unido".

O acordo final da COP26 organizado pelo Reino Unido em Glasgow responsabilizou pela primeira vez explicitamente os combustíveis fósseis como a principal causa do aquecimento global, pedindo "o fim dos subsídios ineficientes" a essas energias.

Porém, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, evitou comprometer-se com o fim da exploração de petróleo no Reino Unido. 

O Governo britânico quer que 75% da eletricidade seja de fontes limpas até 2035 e espera alcançar a neutralidade carbónica em 2050, mas continua a depender do gás natural para a produção de energia. 

"O investimento contínuo em petróleo e gás no Reino Unido continua a ser essencial para a segurança energética do país", sublinhou a Shell no comunicado, acrescentando que "o Mar do Norte - e a Shell - têm um papel crítico a desempenhar na matriz energética do Reino Unido".

Leia Também: Shell quer transferir a sua sede dos Países Baixos para o Reino Unido

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório