Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Governo dá 'luz verde' ao regime das empresas de investimento

O Conselho de Ministros deu hoje 'luz verde' ao diploma que aprova o regime das empresas de investimento, que regula a atividade dos prestadores destes serviços, revendo ainda os requisitos de acesso.

Governo dá 'luz verde' ao regime das empresas de investimento
Notícias ao Minuto

14:43 - 02/12/21 por Lusa

Economia Conselho de Ministros

"Foi aprovado um decreto-lei que aprova o regime das empresas de investimento, que regula o acesso e a atividade dos prestadores de serviços de investimento, revendo e autonomizando os requisitos de acesso e de exercício da atividade das empresas de investimento", segundo o comunicado do Conselho de Ministros.

O diploma em causa transpõe três diretivas da União Europeia sobre o setor financeiro, alterando normas de intermediação financeira, bem como as regras de distribuição de instrumentos financeiros e depósitos estruturados.

Com isto, prevê-se a "necessidade de integrar objetivos e fatores de sustentabilidade" nesses produtos.

Paralelamente, o Governo aprovou um outro diploma que transpõe, parcialmente, para o direito interno a diretiva europeia 2019/2161 para reforçar os direitos dos consumidores.

Esta diretiva pretende assegurar uma melhor aplicação das regras europeias no que se refere à defesa dos consumidores, segundo o comunicado, que não acrescenta mais informação.

De acordo com informação disponível no 'site' da Direção-Geral do Consumidor, entre as principais medidas deste diploma europeu está uma maior transparência nas compras 'online' e "sanções mais eficazes".

Leia Também: Aprovada alteração que equipara categorias da guarda prisional à PSP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório