Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

INE confirma: PIB sobe 4,2% no 3.º trimestre face a 2020 e 2,9% em cadeia

Dados do INE confirmam a estimativa provisória divulgada no final de outubro.

INE confirma: PIB sobe 4,2% no 3.º trimestre face a 2020 e 2,9% em cadeia
Notícias ao Minuto

10:55 - 30/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia PIB

O produto interno bruto (PIB) subiu 4,2% no 3.º trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em cadeia, ou seja, face ao segundo trimestre o PIB cresceu 2,9%. 

"O PIB, em termos reais, registou uma variação homóloga de 4,2% no 3º trimestre de 2021. No trimestre anterior, a variação homóloga do PIB tinha sido 16,1%, em grande medida, devido ao forte impacto da pandemia no 2º trimestre de 2020", pode ler-se no relatório do INE. 

A agência de estatísticas explica que o "contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB foi positivo, mas menos intenso que o observado no trimestre anterior".

Já o "contributo da procura externa líquida manteve-se negativo no 3º trimestre, verificando-se um aumento das Importações de Bens e Serviços ligeiramente mais pronunciado que o crescimento das Exportações de Bens e Serviços". 

Em comparação com o 2º trimestre de 2021, o PIB aumentou 2,9% em volume, "verificando-se um contributo positivo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB, após ter sido negativo no 2º trimestre, e um contributo positivo menos intenso da procura interna no 3º trimestre de 2021".

"O crescimento do PIB no 3º trimestre de 2021 refletiu a diminuição gradual das restrições impostas pela pandemia, após dois trimestres com resultados opostos: a forte redução do PIB no 1º trimestre (-3,3%), determinada pelo confinamento geral e um aumento de 4,4% no 2º trimestre, marcado pelo levantamento gradual das restrições à mobilidade", indica o INE.

No segundo trimestre, o crescimento homólogo (face ao mesmo trimestre de 2020) do PIB foi revisto em alta para 16,2% a 23 de setembro (face a 15,5%) e, por outro lado, o crescimento em cadeia (face ao trimestre anterior) foi revisto em baixa de 0,4 pontos percentuais, para 4,5%.

[Notícia atualizada às 11h11]

Leia Também: Forças armadas da RDCongo anunciam partilha de informações com Uganda

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório