Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Confiança dos consumidores e clima económico diminuem em novembro

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em outubro e novembro, ao passo que a métrica do clima económico também caiu neste mês.

Confiança dos consumidores e clima económico diminuem em novembro
Notícias ao Minuto

09:32 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Indicadores

Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico diminuíram em novembro, numa altura em que o número de novos casos da Covid-19 começou a acelerar, de acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

"O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em outubro e novembro, de forma significativa no último mês, após ter aumentado nos dois meses anteriores", nota a agência de estatísticas portuguesa. 

Já o indicador de clima económico diminuiu em novembro, "tendo vindo a apresentar um comportamento irregular desde julho".

"Os indicadores de confiança diminuíram em novembro na construção e obras públicas e no comércio, de forma significativa no primeiro caso. Por sua vez, o indicador de confiança aumentou em novembro na indústria transformadora, contrariando a diminuição observada no mês anterior, e nos Serviços, prolongando o movimento do mês anterior", explica o INE. 

Adianta ainda a agência de estatísticas que o saldo das perspetivas dos consumidores relativas à evolução dos preços aumentou nos últimos três meses, de forma expressiva em outubro e novembro, atingindo o valor máximo dos últimos dez anos. 

"As expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda atingiram o valor máximo das respetivas séries na construção e obras públicas e no comércio, enquanto na indústria transformadora situam-se no valor máximo desde novembro de 1990. O saldo das expectativas de evolução dos preços de prestação de Serviços aproximou-se do máximo da série registado em novembro de 2005", pode ler-se no relatório do INE. 

Leia Também: Estudo coloca a TAP entre as piores companhias aéreas internacionais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório