Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Black Friday e Natal: Consumidores esperam gastar mais de 200 euros

Seis em cada dez pessoas planeiam fazer compras no período da Black Friday, gastando, em média, 222 euros. No período de Natal, nove em cada dez portugueses estimam comprar prendas, esperando pagar uma fatura média de 249 euros. 

Black Friday e Natal: Consumidores esperam gastar mais de 200 euros
Notícias ao Minuto

08:32 - 26/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia despesas

Um inquérito da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) revela que seis em cada dez pessoas planeiam fazer compras no período da Black Friday, gastando, em média, 222 euros. No período de Natal, nove em cada dez portugueses estimam comprar prendas, esperando pagar uma fatura média de 249 euros. 

"Apesar das reticências, 61% dos inquiridos contam fazer compras durante o fim de semana da Black Friday, sendo que a maioria prevê gastos entre 100 e 500 euros. Quatro em cada dez dizem que o investimento será idêntico ao de 2020, e apenas cerca de um quarto, com destaque para as mulheres, prevê despender menos", diz a DECO, em comunicado

Apesar dos alertas já emitidos a propósito da Black Friday, para que os consumidores estejam atentos e evitem fraudes, a verdade é que metade dos portugueses considera que não há fiscalização suficiente. 

"A maioria dos portugueses (75%) crê que os estabelecimentos aumentam os preços antes, baixando-os de seguida, para dar a sensação de enormes descontos, e quase metade considera não haver fiscalização suficiente contra práticas abusivas", de acordo com a DECO.

Que produtos querem comprar na Black Friday?

O inquérito da DECO revela ainda quais são os produtos que os portugueses mais tencionam comprar esta sexta-feira, 26 de novembro, dia em que se assinala mais uma Black Friday: 

  1. Vestuário e acessórios de moda (61%);
  2. Aparelhos de alta tecnologia (43%);
  3. Brinquedos e jogos (33%);
  4. Pequenos eletrodomésticos (32%);
  5. Produtos alimentares (20%);
  6. Mobiliário e artigos de decoração (19%).

O estudo da DECO resulta de um inquérito online realizado entre 9 de 16 de novembro, a uma amostra da população adulta portuguesa, com idades entre os 18 e 74 anos. No total, foram registadas 835 respostas válidas.

Leia Também: Chegada do frio 'empurra' eletricidade para semana mais cara da história

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório