ZERO apela a um Dia Sem Compras para combater Black Friday

Em oposição à Black Friday, que se comemora esta sexta-feira, e aos descontos convidativos nos preços dos produtos que incitam à compra, por vezes, excessiva e inconsciente, a ZERO alerta para os riscos de consumo.

compras online, comprar, pagar

© shutterstock

Notícias ao Minuto
26/11/2021 08:39 ‧ 26/11/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

Black Friday

A iniciativa mundial de um Dia Sem Compras surgiu em contraste com a Black Friday, com o intuito de relembrar que o consumo em excesso leva, muitas vezes, ao desperdício.

A ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, chama a atenção para “a necessidade de se repensar o modelo de produção e consumo”, focando-se no impacto que este provoca na capacidade do planeta, atualmente e em gerações futuras, o que condiciona a qualidade de vida de todos. 

Apesar do conhecimento dos cidadãos e poderes públicos de que tudo o que se produz e compra tem impacto ambiental, nem sempre este dado é tido em consideração. Como tal a ZERO afirma que o “consumo consciente e responsável é um passo fundamental para reduzir a nossa pegada ecológica”.

A ZERO apela a que, neste dia, se pense “muito bem” antes de cair na tentação das promoções. Assim, sugere que se coloque em hipótese a aquisição de produtos locais e de segunda mão e se procure o rótulo ecológico europeu, para “reduzir os impactos em diferentes dimensões da sustentabilidade”.

Recomenda ainda o investimento em experiências alternativas e a reparação de equipamentos elétricos e eletrónicos, de forma a que a sua utilização seja prolongada.

A associação relembra que, caso os smartphones existentes na União Europeia tivessem a duração de mais um ano, seria possível, em 2030, evitar a emissão de 2,1 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa por ano, o equivalente a menos, aproximadamente, 1 milhão de veículos que circulam na estrada. 

Outro exemplo de uma redução que afetaria significativamente o ambiente, seria a extensão do uso de mais um ano dos computadores portáteis, o que simbolizaria retirar da estrada cerca de 870 mil automóveis, também no ano de 2030.

Leia Também: Um guia para não se perder (e fazer boas compras) nesta Black Friday

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas