Numa altura em que muitas marcas fazem descontos, os consumidores devem estar particularmente atentos a eventuais tentativas de fraude, alerta a Associação Portuguesa de Bancos (APB), esta quinta-feira.
"Com a crescente utilização dos canais digitais, acentuada ainda pelos efeitos da pandemia, aumentaram também as tentativas de fraude online, pelo que importa estar atento sempre e denunciar todo o tipo de situações que lhe pareçam suspeitas", adianta a APB, em comunicado.
Se for fazer compras online, a APB recomenda:
- Certifique-se que os sites e redes que utiliza são seguros;
- Efetue os pagamentos sempre de acordo com as recomendações do seu banco;
- Nunca clique em links enviados por email ou SMS nem forneça dados bancários por esta via;
- Desconfie de chamadas telefónicas de alguém que não conhece e diz ser do seu banco. Nunca forneça códigos ou dados de acesso nestas chamadas;
- Acompanhe diariamente os movimentos na sua conta e, se detetar algo estranho, contacte de imediato o seu banco, pelos canais oficiais do mesmo.
Pode consultar neste folheto mais informações sobre os cuidados a ter, "nomeadamente quando utiliza dados do seu banco", naquela que é uma iniciativa da Europol e da Federação Bancária Europeia (EBF), da qual a APB é membro.
"Tenha presente que quanto maior for o seu conhecimento, mais protegido estará contra o cibercrime. Para isso é fundamental conhecer os vários tipos de fraude online, saber os cuidados a adotar e reportar às autoridades todas as operações que lhe pareçam suspeitas", adianta ainda a APB.
Leia Também: Que operações bancárias posso fazer online? APB explicará nesta sessão