Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Já recebeu o subsídio de Natal? Sete dicas para gerir bem a 'folga' extra

Não se esqueça de destinar uma 'fatia' deste montante à poupança, porque ter um fundo para emergências é fundamental para lidar com imprevistos no futuro.

Já recebeu o subsídio de Natal? Sete dicas para gerir bem a 'folga' extra
Notícias ao Minuto

09:48 - 24/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Subsídio de Natal

Esta altura do ano é, para muitos, época de receber o (tão esperado) subsídio de Natal. Este valor dá uma 'folga' extra ao orçamento, mas é essencial que destine uma parte deste montante à poupança, de modo a reforçar a sua almofada financeira para o futuro. 

Além disso, é essencial que faça uma boa gestão deste dinheiro, evitando gastos desnecessários. Siga as sete dicas do gabinete de proteção financeira da DECO: 

  • Faça um orçamento para a época natalícia, defina quanto pretende e pode gastar nas compras de Natal.
  • Faça a lista de presentes. Estabeleça um valor máximo a gastar por prenda, defina quanto poderá gastar em presentes e não se esqueça: faça as compras o mais cedo possível.
  • Caso não possa dar prendas a toda a gente que desejaria, dê somente a quem considere ser mais importante 'dar uma lembrança'. O espírito do Natal, é a comunhão e a paz, e não o consumismo desmesurado.
  • Se optar por fazer as compras online não se esqueça de estar atento para que não lhe roubem dados pessoais, nomeadamente o número do cartão de crédito/débito ou da conta bancária. Assegure-se que o site é seguro e está identificado.
  • Não se esqueça de fazer uma pesquisa cuidadosa sobre as lojas e os produtos que pareçam fiáveis e de comprar os preços compare preços;
  • Nunca faça o pagamento antes de se certificar de que o site pede apenas as informações necessárias.
  • Na hora de pagar as compras evite recorrer em demasia a créditos fáceis e/ou a cartões de crédito. Ao optar por estes, poderá estar a prejudicar o seu bem-estar financeiro, pois poderá não conseguir suportar o pagamento destes no mês que se avizinha, e assim estar a entrar numa espiral da qual será muito difícil sair e que poderá levá-lo a uma situação de endividamento precoce.

Poupe para ter um fundo de emergência

Ter uma poupança para emergências é fundamental, pelo que a DECO recomenda que: 

  • Assim que receber o subsídio, defina um montante para pôr de lado, para aplicar na poupança;
  • Não se esqueça que ao poupar, estará efetivamente a conseguir ‘uma almofada’ extra, que irá ajudá-lo a proteger-se de eventuais despesas extra que possam surgir de forma repentina.

Leia Também: Publicado diploma que visa proteger consumidores na atividade financeira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório