Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Medway investe 93 milhões em 16 locomotivas elétricas e 113 vagões

A Medway assinou hoje com a Stadler e a Tatravagonka o contrato para a aquisição de 16 locomotivas elétricas e 113 novos vagões, num investimento de 93 milhões de euros.

Medway investe 93 milhões em 16 locomotivas elétricas e 113 vagões
Notícias ao Minuto

12:13 - 19/11/21 por Lusa

Economia Ferrovia

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da antiga CP Carga, Bruno Silva -- uma vez que o presidente, Carlos Vasconcelos, não pôde estar presente por se encontrar em isolamento --, que explicou que o material vai "reforçar a frota ibérica" e será "capaz de percorrer a rede ferroviária portuguesa e espanhola".

A cerimónia de assinatura do contrato teve lugar esta manhã, em Lisboa, e contou com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.

As novas locomotivas deverão ser entregues entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024 e "serão elétricas bi-tensão, de última geração a nível de eficiência e com a maior capacidade de tração existente no mercado.

As locomotivas serão também interoperáveis, ou seja, estão preparadas para circular em bitola (distância entre carris) europeia (também designada por bitola 'standard' ou bitola UIC), no futuro.

Segundo a empresa de transporte ferroviário de mercadorias, o novo material é "mais eficiente e menos poluente", traduzindo o "compromisso da Medway no esforço de melhorar a sua atividade e eficiência".

Para a construção dos novos vagões, a Tatravagonka vai introduzir novas instalações de produção na parte ocidental da Eslováquia.

Leia Também: Transporte ferroviário de passageiros recua quase 50% na UE em 2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório