Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Medway investe 93 milhões em 16 locomotivas elétricas e 113 vagões

A Medway assinou hoje com a Stadler e a Tatravagonka o contrato para a aquisição de 16 locomotivas elétricas e 113 novos vagões, num investimento de 93 milhões de euros.

Medway investe 93 milhões em 16 locomotivas elétricas e 113 vagões
Notícias ao Minuto

12:13 - 19/11/21 por Lusa

Economia Ferrovia

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da antiga CP Carga, Bruno Silva -- uma vez que o presidente, Carlos Vasconcelos, não pôde estar presente por se encontrar em isolamento --, que explicou que o material vai "reforçar a frota ibérica" e será "capaz de percorrer a rede ferroviária portuguesa e espanhola".

A cerimónia de assinatura do contrato teve lugar esta manhã, em Lisboa, e contou com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.

As novas locomotivas deverão ser entregues entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024 e "serão elétricas bi-tensão, de última geração a nível de eficiência e com a maior capacidade de tração existente no mercado.

As locomotivas serão também interoperáveis, ou seja, estão preparadas para circular em bitola (distância entre carris) europeia (também designada por bitola 'standard' ou bitola UIC), no futuro.

Segundo a empresa de transporte ferroviário de mercadorias, o novo material é "mais eficiente e menos poluente", traduzindo o "compromisso da Medway no esforço de melhorar a sua atividade e eficiência".

Para a construção dos novos vagões, a Tatravagonka vai introduzir novas instalações de produção na parte ocidental da Eslováquia.

Leia Também: Transporte ferroviário de passageiros recua quase 50% na UE em 2020

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório