Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Testes rápidos de antigénio serão comparticipados até ao final do ano

Decreto-lei já foi publicado, entra em vigor amanhã e vigora até ao dia 31 de dezembro de 2021. A comparticipação continua a ser limitada ao máximo de quatro testes por mês e por utente.

Testes rápidos de antigénio serão comparticipados até ao final do ano
Notícias ao Minuto

12:18 - 18/11/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia Testes

Já foi publicada a portaria que estabelece um regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional. O diploma do Governo entra em vigor amanhã, conforme tinha sido já anunciado, e mantém-se "até ao dia 31 de dezembro de 2021, sem prejuízo da sua eventual prorrogação"

A comparticipação continua a ser limitada ao máximo de quatro testes por mês e por utente

O diploma diz ainda que o "valor da comparticipação do Estado na realização dos TRAg é de 100% do preço máximo fixado para efeitos de comparticipação", sendo que este valor é de 10 euros. 

O Ministério da Saúde justifica esta renovação do regime tendo em conta a atual situação epidemiológica e a importância de voltar a intensificar a realização de testes para deteção do SARS-CoV-2 de forma progressiva e proporcionada ao risco, que contribuam para o reforço do controlo da pandemia.

"A realização dos TRAg de uso profissional abrangidos pela presente portaria apenas pode ter lugar nas farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas devidamente autorizadas para a realização de TRAg de uso profissional pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS)", pode ler-se ainda no diploma. 

Segundo os últimos dados divulgados pela Task Force para a promoção do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2, já foram feitos em Portugal mais de 20 milhões de testes de diagnóstico à covid-19 desde o início da pandemia em março de 2020.

Este ano foram efetuados cerca de 48 mil testes por dia, em média, mais de 70% do total de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia, adiantam os dados divulgados a 06 de novembro.

Leia Também: Os testes rápidos e outras 4 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório