Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Competição pode levar bancos a assumirem demasiados riscos, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, disse hoje que a transição digital é uma oportunidade para o setor bancário, mas avisou que estes podem decidir assumir demasiados riscos de crédito para aumentar a rentabilidade.

Competição pode levar bancos a assumirem demasiados riscos, diz Centeno
Notícias ao Minuto

11:19 - 18/11/21 por Lusa

Economia Centeno

Na conferência 'Banca do Futuro', organizada pelo Jornal de Negócios, Centeno disse que a transição digital é uma "oportunidade para o setor bancário português", mas também alertou que, perante nova competição, os bancos podem ser "induzidos a assumir mais risco de crédito para aumentar rendibilidade e ser competitivos", que se pode revelar prejudicial.

Sobre novos operadores que entram no setor financeiro, o governador do Banco de Portugal afirmou que é fundamental que reguladores e o poder legislativo garantam "condições de igualdade entre diferentes participantes do mercado".

Contudo, afirmou o ex-ministro das Finanças do PS (Governo de António Costa), sendo que o futuro passa pela tecnologia, atualmente, subsiste o problema de as 'bigtechs' (grandes empresas tecnológicas que também já começaram a atuar no setor financeiro, como Amazon ou Facebook) estarem fora da regulação.

Os bancos considerados mais tradicionais têm criticado a regulação dos novos operadores, considerando que estes não têm de cumprir o mesmo nível de exigências.

Leia Também: Pedro Corte Real à Mutualista Montepio quer regresso "aos ideais"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório