Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governos europeus têm sido eficazes a impedir aumento do malparado

A DBRS considerou hoje que a resposta dos governos europeus tem sido eficaz a impedir o aumento do crédito malparado, mas espera um crescimento à medida que as moratórias e programas de garantia pública terminam.

Governos europeus têm sido eficazes a impedir aumento do malparado
Notícias ao Minuto

12:42 - 17/11/21 por Lusa

Economia DBRS

"A resposta abrangente dos governos europeus até agora tem sido eficaz na prevenção de um aumento nos NPL ['nonperforming loans' -- crédito malparado] no curto prazo", observou o vice-presidente da agência de 'rating' norte-americana, Sinem Erol-Aziz, citado na nota.

No entanto, acrescentou, "à medida que as moratórias e os programas de garantia pública terminam e outras medidas são revertidas", a DBRS espera "que os NPL aumentem, mas a deterioração dependerá de vários fatores, incluindo a recuperação económica do país".

A DBRS sublinhou que o "desemprego e os imóveis residenciais tiveram um desempenho melhor do que o esperado", com um aumento dos preços do imobiliário em Portugal superior ao de outros países europeus.

A agência de 'rating' notou que o índice de preços imobiliários caiu para cerca de 84,4% em meados de 2013, mas tem vindo a aumentar de forma consistente desde então, com os dados mais recentes a apontarem para um índice de 148,8%.

"Além de fatores como o desemprego e o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto], parte da geração de crédito malparado e da posterior recuperação depende do comportamento do mercado imobiliário", explicou a DBRS.

A Comissão Europeia atualizou, em 16 de dezembro de 2020, um plano de ação que visa reforçar o apoio ao desenvolvimento de mercados secundários para ativos em dificuldades, por forma a permitir que os bancos retirem os créditos malparados dos seus balanços, lembrou a entidade.

Apesar das dificuldades criadas pela pandemia de covid-19, ao longo de 2020 verificou-se uma "oferta considerável de transações de NPL", embora no caso de Espanha e Portugal não tenha havido qualquer emissão pública naquele ano.

Leia Também: Dois feridos em colisão entre ligeiro e pesado de mercadorias em Penafiel

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório