Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mais rica e com menos dívida pública: O "estranho milagre" da Irlanda

Nas previsões económicas mais recentes, divulgadas na semana passada, a Comissão Europeia disse que o crescimento do país deverá rondar os 14,6%, sendo o mais alto entre os vários Estados-membros.

Mais rica e com menos dívida pública: O "estranho milagre" da Irlanda
Notícias ao Minuto

09:41 - 17/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Irlanda

A Irlanda está a ser vista como um "estranho milagre", conforme conta o elEconomista, uma vez que o país vai fechar 2021 com uma riqueza 20% superior à que se verificava antes da pandemia da Covid-19. A economia do país está quase a triplicar o crescimento médio da zona euro. 

Nas previsões económicas mais recentes, divulgadas na semana passada, a Comissão Europeia disse que o crescimento do país deverá rondar os 14,6% em 2021, mais do dobro do anteriormente esperado (que nas previsões intercalares de verão era de 7,2% este ano), a maior subida da zona euro.

"Espera-se que o PIB (produto interno bruto) da Irlanda cresça muito fortemente este ano, impulsionado pelas atividades das empresas multinacionais e apoiado por uma recuperação interna", indicou o executivo comunitário nas previsões macroeconómicas de outono.

Para 2022, continua a prever-se que a economia irlandesa cresça 5,1% (o mesmo que constava das previsões intercalares de verão). Já em 2023, o PIB irlandês deverá subir 4,1%.

Além disso, a dívida pública da Irlanda também deverá ficar mais reduzida nos próximos anos: o rácio da dívida em função do produto interno bruto (PIB) deverá situar-se em pouco mais de 50% em 2023, de acordo com o jornal espanhol.

O que se passa, afinal, com os indicadores económicos do país? Segundo o elEconomista, ao analisar o PIB do lado da receita, o excedente operacional bruto e a receita mista representam 67,4% (face aos 40% da zona euro). Já os salários representam só 27% do total do PIB (face aos 50% da zona euro). 

O resto, explica o mesmo jornal, são impostos sobre a produção. Ou seja, o PIB irlandês é composto, essencialmente, por lucros comerciais, que não 'permeiam' diretamente a população residente no país. O motivo? A maioria das empresas que se estabeleceram na Irlanda são filiais e multinacionais, que repartem boa parte dos lucros obtidos no país na forma de dividendos - aproveitando os benefícios da dupla tributação. 

Na prática, os lucros empresariais contabilizam para o PIB irlandês, inflacionando-o, mas não afetam da mesma forma o rendimento disponível dos irlandeses, explica ainda o jornal espanhol.

Por curiosidade, o governo irlandês apresentou, na terça-feira, uma série de medidas para combater o aumento de novos casos de Covid-19, determinando que bares, discotecas e restaurantes serão obrigados a encerrar à meia-noite a partir de quinta-feira.

Na Irlanda, a hotelaria e a restauração tinham recuperado os horários habituais a 22 de outubro passado, depois de cumprirem a obrigatoriedade de encerrar às 23h30 desde janeiro, mas a evolução da pandemia do novo coronavírus voltou a ser "preocupante", afirmou o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin.

Leia Também: Comissão melhora para 6,5% crescimento do PIB francês este ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório