Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Matos Fernandes diz que o futuro é mesmo o uso do transporte coletivo

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, defendeu hoje novas políticas de mobilidade nas cidades que favoreçam os transportes coletivos contra o transporte individual, alertando que não há volta atrás no caminho rumo ao compromisso de descarbonização até 2050.

Matos Fernandes diz que o futuro é mesmo o uso do transporte coletivo
Notícias ao Minuto

14:39 - 16/11/21 por Lusa

Economia Matos Fernandes

Numa intervenção na sessão de abertura da Portugal Smart Cities Summit, Matos Fernandes destacou que "é absolutamente essencial" a condução de políticas que deem confiança às pessoas no uso do transporte coletivo, depois da quebra verificada durante a pandemia.

"Não há volta a dar. Não pensem de outra forma. Neste momento a oferta de transportes coletivos em cidades como Lisboa e Porto é a mesma que era há dois anos. A procura é de apenas 60%", disse, sublinhando que estão a ser feitos investimentos "certamente relevantes" e o "impacto brutal" da redução do preço dos passes mensais.

"Não há ninguém, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, que nalgum momento possa dizer [que] é mais barato ir de carro numa deslocação. Isso não existe. Ou seja, é mesmo falta de vontade", acrescentou.

Matos Fernandes destacou ainda a relevância que as cidades têm na mudança e no caminho da descarbonização até 2050, lamentando que a cimeira do Ambiente, realizada em Glasgow, não tenha ido "tão longe como se devia ir".

"Sei que o esforço é enorme e só as cidades e as autarquias sabem bem fazer e interpretar aquilo que é a obrigação que todos temos de sermos neutros em carbono em 2050", destacou Matos Fernandes, salientando que "só as cidades e as autarquias e os seus responsáveis políticos locais" são capazes de escolher "as políticas mais certas para os territórios urbanos, porque só assim nós conseguimos mesmo fazer este caminho".

A Portugal Smart Cities Summit, organizada pela Fundação AIP, teve hoje início em Lisboa e até quinta-feira terá 12 sessões com mais de 70 oradores que procuram abordar como é que as novas tecnologias podem ajudar as cidades a serem mais eficientes e sustentáveis.

Leia Também: Ambição de aumentar ferrovia é superior à disponibilidade financeira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório