Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Governo disponível para reduzir taxas aos pescadores, garante ministro

O ministro do Mar disse hoje em Peniche que está a ponderar reduzir as taxas da Docapesca pagas pelos pescadores para ajudar o setor a reduzir os custos de produção, que aumentaram com a subida do preço dos combustíveis.

Governo disponível para reduzir taxas aos pescadores, garante ministro
Notícias ao Minuto

12:51 - 16/11/21 por Lusa

Economia Pesca

"Os apoios poderão passar por diminuir os custos relacionados com as taxas pagas à Docapesca", afirmou Ricardo Serrão Santos à agência Lusa, à margem da abertura da Expo Fish Portugal, a primeira feira internacional virtual ligada à produção e transformação do pescado, em Peniche, no distrito de Leiria.

A tutela está a estudar "várias hipóteses" de compensar o setor das pescas pelo aumento dos custos de produção causado sobretudo pela subida do preço dos combustíveis.

"Não serão subsídios para o combustível, mas formas de apoiar este setor mais fragilizado", explicou, apontando antes para "apoios sociais" e afastando também a possibilidade de regular preços, ao recordar que o pescado já é vendido em lota através de leilões.

Para o governante, é fundamental renovar a frota e trazer soluções de transição energética para o setor.

O Governo está a estudar apoios ao setor das pescas, devido ao aumento do preço dos combustíveis, tendo reunido com representantes do setor.

A Expo Fish Portugal conta com cerca de 80 expositores e 25 empresas importadoras inscritas oriundas de 21 mercados internacionais que vão desde Espanha, Austrália, Letónia e Canadá ao Japão, Singapura e Tailândia.

Leia Também: Governo estuda apoios às pescas devido a aumento dos combustíveis

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório