Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

Quer saber mais sobre o emprego público? Veja estes gráficos interativos

Ferramenta lançada pela Direção Geral da Administração e Emprego Público permite filtrar e cruzar informação por subsetor, área governativa, carreira e vínculo e verificar qual a evolução desde o início da série da Síntese Estatística do Emprego Público (2011).

Quer saber mais sobre o emprego público? Veja estes gráficos interativos
Notícias ao Minuto

09:00 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Emprego

A Direção Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP) disponibiliza, a partir de agora, gráficos interativos e pesquisáveis com dados sobre emprego público, com o objetivo de reforçar a "transparência da informação".

Deste modo, passa a ser possível filtrar e cruzar informação por subsetor, área governativa, carreira e vínculo e verificar qual a evolução desde o início da série da Síntese Estatística do Emprego Público (2011).

"Todos estes dados, que agora ficam disponíveis num formato mais amigo do utilizador e totalmente pesquisável, têm como fonte o Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE)", sublinha o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, em comunicado enviado às redações. 

Os gráficos podem ser consultados aqui e a informação que neles consta "será atualizada também trimestralmente aquando da divulgação da Síntese Estatística do Emprego Público, que irão continuar a ser difundidas no formato atual, incluindo as folhas de cálculo com os quadros de suporte aos dados publicados".

"O Governo considera que este é um passo importante no sentido de reforçar a transparência dos dados relativos à Administração Pública, simplificando e ampliando a sua acessibilidade e consulta por todos", pode ler-se na mesma nota da tutela. 

O emprego na administração pública aumentou 3,4% no 3º. trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020 e diminuiu 0,9% face ao trimestre anterior, situando-se em 724.673 postos de trabalho, segundo dados divulgados na segunda-feira.

De acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), em 30 de setembro de 2021, o emprego no setor das administrações públicas situou-se em 724.673 postos de trabalho, registando uma diminuição de 3.112 postos de trabalho, correspondente a menos 0,4% face a 31 de dezembro de 2011 (início da série da Síntese Estatística do Emprego Público).

Leia Também: Reestruturação da TAP: João Leão confia que dossiê fica fechado em breve

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório