Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Atraso na entrega de carros novos faz aumentar preços dos usados

Os consumidores podem ter de esperar até um ano por um carro novo. 

Atraso na entrega de carros novos faz aumentar preços dos usados
Notícias ao Minuto

09:43 - 15/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Carros

A escassez de chips já está a ter impacto no mercado de segunda mão. O atraso na entrega dos veículos novos está já fez aumentar o preço dos carros usados em 20%, noticia, esta segunda-feira, o Público. Os consumidores podem ter de esperar até um ano por um carro novo. 

"Ao contrário da oferta, a procura é elevada e está em níveis de 2019", garante Hugo Filipe, gestor de marketing da Benecar, em declarações ao mesmo jornal. "Com a procura em alta e a oferta em baixa, os preços sobem. É a economia a funcionar. Comprar um Seat León hoje custa mais 20% do que custava há seis meses", explica.

Dados cedidos pelo Standvirtual ao Notícias ao Minuto mostram que há uma descida no número de anúncios de carros usados abaixo dos 20 mil euros e uma subida do número de anúncios para carros colocados no mercado a preços superiores a 20 mil euros.

Notícias ao MinutoHá uma descida no número de anúncios de carros usados abaixo dos 20 mil euros no Standvirtual© Standvirtual

Um total de 150.009 novos veículos automóveis entrou em circulação nos primeiros dez meses deste ano, um crescimento de 4,4% em relação ao período homólogo, adiantou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em comunicado.

A associação ressalvou que, apesar da comparação favorável com o ano passado, estes valores representam "uma diminuição de 33,5% relativamente a 2019".

Paralelamente, "em outubro de 2021 foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 13.424 veículos automóveis novos, ou seja, menos 29,5% do que no mesmo mês de 2019 e menos 19,0% quando comparado com outubro de 2020", salientou a ACAP.

[Notícia atualizada às 11h32]

Leia Também: Macau. Operadora de jogo Melco anuncia novos investimentos


 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório