Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Comissária europeia Elisa Ferreira defende envolvimento local e regional

A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, defendeu hoje que as autoridades regionais e locais devem ser envolvidas na preparação e implantação dos planos nacionais de recuperação e resiliência, que constituem uma oportunidade única de transformação.

Comissária europeia Elisa Ferreira defende envolvimento local e regional
Notícias ao Minuto

14:46 - 12/11/21 por Lusa

Economia Elisa Ferreira

"As autoridades regionais e locais devem ser envolvidas na preparação dos planos nacionais e na sua implementação. Muitas das principais reformas e investimentos no âmbito desses planos serão implementados em áreas urbanas", observou durante a sua intervenção no fórum anual da European Metropolitan Authorities (EMA), que decorre até sábado na Alfândega do Porto, e que reúne cerca de 120 participantes, mais de metade representantes das áreas metropolitanas europeias.

Elisa Ferreira -- que deu início aos trabalhos com a abordagem ao tema "Como Impulsionar Áreas Metropolitanas Neutras para o Clima: Verde, Inteligente e Resiliente" -- identificou quatro oportunidades principais, a primeira das quais relacionada com a utilização dos fundos de recuperação pós-pandemia para melhorar a resiliência das áreas metropolitanas.

Para a comissária, o programa da União Europeia 'Recovery and Resilience Facility' -- que pretende apoiar os Estados-membros a emergir mais resilientes da atual crise -- constituiu "uma oportunidade única de investimento" numa geração, assegurando não apenas a recuperação, mas "uma recuperação justa, verde e sustentável".

Para Elisa Ferreira, a segunda oportunidade assenta nos novos programas de coesão, onde se espera "um investimento de mais de 100 bilhões de euros na transição verde, muitos dos quais serão naturalmente investidos nas cidades".

Esta oportunidade, defendeu, não pode ser desagregada das estratégias integradas de desenvolvimento.

Pelo papel "central" que as cidades e as áreas metropolitanas desempenham na mudança climática, a comissária defendeu que é necessário que estas se assumam como "hub verdes", promovendo, entre outros, sistemas de economia circular, a reciclagem e a mobilidade verde.

De acordo com Elisa Ferreira, a Comissão mantém-se totalmente empenhada neste processo de cooperação e governança multinível.

"Numa emergência, precisamos de alguém que possamos apoiar, com poder e escala. O clima é essa emergência. Acredito que as cidades europeias podem ser esses líderes", rematou.

A intervenção da comissária antecedeu a assinatura da declaração política da EMA, que será adotada pelas áreas metropolitanas de 21 países, na defesa de uma dimensão metropolitana das políticas europeias.

A Área Metropolitana do Porto (AMP) é este ano a anfitriã da 6.ª edição do Fórum de Autoridades Metropolitanas Europeias, organizada em parceria com a Área Metropolitana de Barcelona, e que tem como foco a recuperação financeira metropolitana após a pandemia covid-19 e a transição para cidades mais sustentáveis e inteligentes, com um eixo especial dedicado ao transporte e à mobilidade.

Leia Também: Frederico Silva afastado nos 'quartos' em Bratislava

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório