Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal sobe três posições no Índice de Digitalidade. Ocupa o 16.º lugar

Esta evolução reflete "os esforços de desenvolvimento digital da sociedade e da economia nacionais", de acordo com a tutela. 

Portugal sobe três posições no Índice de Digitalidade. Ocupa o 16.º lugar
Notícias ao Minuto

11:08 - 12/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Ranking

Portugal subiu três lugares e ocupa agora a 16.ª posição na edição de 2021 do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES) da Comissão Europeia, anunciou, esta sexta-feira, o Ministério da Economia. 

Esta evolução reflete "os esforços de desenvolvimento digital da sociedade e da economia nacionais", de acordo com a tutela. 

Este ano, o IDES foi simplificado, sendo agora composto por 33 indicadores, na sequência da revisão metodológica para alinhamento com os objetivos digitais da Europa para 2030, cujas quatro dimensões - capital humano, conetividade, empresas e serviços públicos - são "coincidentes com oPlano de Ação para a Transição Digital de Portugal".

Segundo os dados da Comissão Europeia, citados pelo Governo, o saldo positivo de Portugal envolve "subidas em termos absolutos em 13 indicadores".

No capítulo do capital humano, um dos principais destaques foi a subida de seis posições (+11%) em termos de especialistas em tecnologias da informação e conhecimento (TIC).

Em termos de conetividade, o país ocupa lugares cimeiros quanto à adesão à banda larga fixa rápida (3.º lugar), bem como em termos de cobertura de rede fixa de capacidade muito elevada (7.º lugar). No indicador relativo à cobertura 4G em alojamentos, encontra-se acima da média da UE, alcançando 99,9% entre o total das operadoras móveis.

Relativamente às empresas, "Portugal lidera o novo indicador da transição gémea (digital e verde) que reflete a adoção de tecnologias digitais com impacto na sustentabilidade ambiental, estando igualmente nos lugares cimeiros no novo indicador de adoção de tecnologias de Inteligência Artificial pelas empresas". 

Leia Também: Pelo menos três mortos em explosão em mesquita no Afeganistão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório