Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Vai contratar um crédito à habitação? BdP recomenda "atenção e cuidado"

No mais recente episódio do seu podcast, o BdP dá algumas dicas que "podem ser úteis a quem está a pensar comprar casa com recurso a crédito".

Vai contratar um crédito à habitação? BdP recomenda "atenção e cuidado"
Notícias ao Minuto

08:17 - 11/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia empréstimos

O Banco de Portugal (BdP) alerta que contratar um crédito à habitação exige "atenção e cuidado" e, por isso, os consumidores devem avaliar bem as várias propostas e estar atentos a vários indicadores. No mais recente episódio do seu podcast, o BdP dá algumas dicas que "podem ser úteis a quem está a pensar comprar casa com recurso a crédito".

"Não olhe apenas para o spread quando estiver a comparar diferentes propostas de crédito à habitação. Um spread mais baixo não será necessariamente mais barato", refere o BdP. 

O spread, sublinhe-se, é a componente da taxa de juro que acresce ao indexante. É livremente definido pela instituição de crédito para cada contrato, tendo em conta, designadamente, o risco de crédito do cliente, o rácio entre o valor do empréstimo e o valor do imóvel (loan-to-value) e o seu custo de financiamento. 

"Olhe para as diferentes propostas e compare a taxa anual efetiva global (TAEG) e o montante total imputado ao consumidor (MTIC), estes indicadores consideram não só os juros mas os restantes custos com comissões, impostos, seguros e outros encargos do empréstimo", diz o BdP. 

A TAEG mede o custo do empréstimo para o cliente, por ano, em percentagem do montante emprestado, de acordo com o supervisor da banca. Já o MTIC corresponde ao montante total que o cliente terá de pagar à instituição durante todo o período do empréstimo.

Pode ouvir este episódio do podcast do Banco de Portugal aqui

Leia Também: Consultora Fitch revê em baixa o crédito bancário em Angola

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório