Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Construtora automóvel Rivian tem estreia auspiciosa em Wall Street

A Rivian, construtora norte-americana de veículos 'pick-up', SUV e furgões elétricos, iniciou quarta-feira o seu percurso bolsista em Wall Street, onde já atingiu uma cotação de 100 mil milhões de dólares (87 mil milhões de euros).

Construtora automóvel Rivian tem estreia auspiciosa em Wall Street
Notícias ao Minuto

07:48 - 11/11/21 por Lusa

Economia bolsa

Este valor supera o das históricas Ford (78 mil milhões) e General Motors (86 mil milhões), apesar de estarem agora a sair os primeiros veículos da sua cadeia de produção, suscitando de passagem comparações com a Tesla.

A Rivian tinha fixado na terça-feira à noite o seu preço de entrada na bolsa em 78 dólares, bem acima do intervalo estabelecido há menos de 10 dias, entre os 57 e os 62 dólares.

Perante a forte procura, a empresa tinha decidido também na terça-feira aumentar o número de ações disponibilizadas.

Mas isto não bastou para estancar a sede dos investidores, o que propulsionou brevemente o título para uma valorização acima de 50%, no início das transações.

A introdução em bolsa permitiu à empresa encaixar 11,9 mil milhões de dólares de dinheiro fresco. Esta foi a mais importante obtenção de fundos desde 2014, com a chegada a Wall Street do conglomerado chinês Alibaba.

A empresa foi fundada em 2009 por Robert Scaringe, um apaixonado de viaturas que sempre quis, desde a conclusão dos seus estudos, concentrar-se sobre um meio de transporte pouco poluente.

No início, pensava desenvolver uma viatura desportiva, mas mudou de ideias em 2012, considerando que teria mais impacto no ambiente com veículos grandes.

O empresário, com 38 anos, soube convencer grandes empresas a acompanhá-lo na sua aventura, como a Ford, que deve ter uma posição de 13% na Rivian depois da introdução desta em bolsa.

A sociedade também estabeleceu uma parceria com a Amazon, que lhe encomendou 100 mil viaturas, para entregar até 2030, e deve passar a deter uma posição de 19% no seu capital.

A sociedade entregou as suas primeiras 'pick-up', batizadas R1T, em setembro.

De contornos arredondados, podendo transportar até cinco toneladas e percorrer até 500 quilómetros antes de reabastecer, o R1T é vendido ao preço base de 67.500 dólares.

A Rivian prevê disponibilizar os seus primeiros SUV, veículos no cruzamento dos 4x4 e dos monoespaço, em dezembro. Designados R1S, vão ser vendidos a 70 mil dólares.

No final de outubro, a sociedade tinha encomendas de 55.4000 R1T e R1S, que pretende começar a entregar até ao final de 2023.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório