Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Trabalhadores do fisco mantêm greve para início de dezembro

O Sindicato dos Trabalhadores do Impostos (STI) vai manter a greve marcada para 1 a 5 de dezembro, já que esta foi convocada para contestar a falta de regulamentação da legislação das carreiras e não por questões financeiras.

Trabalhadores do fisco mantêm greve para início de dezembro
Notícias ao Minuto

19:16 - 10/11/21 por Lusa

Economia Fisco

"Está em causa a regulamentação do novo regime das Carreiras Especiais da Autoridade Tributária e Aduaneira (...), a abertura do concurso para transição das carreiras subsistentes, a abertura de todos os procedimentos concursais anunciados em 2019, a conclusão dos concursos e mobilidades pendentes há mais de dois anos e o reforço dos quadros das carreiras especiais com a abertura de concurso externo", refere o STI numa nota enviada aos sócios.

Em causa estão questões que não dependem de aprovação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), refere a mesma nota, acentuando que o Governo se mantém em funções "e tem as competências e legitimidade para o fazer, pois mantém todos os seus poderes, nomeadamente o legislativo".

O STI lembra ainda que esta greve é também um protesto "contra a crescente degradação do funcionamento AT [Autoridade Tributária e Aduaneira]", bem como a "deficiente gestão de Recursos Humanos" ou ainda a robotização das funções inspetivas.

Na origem da greve está também a "falta de condições para prestar um bom e eficaz serviço no apoio ao cumprimento, no controlo da fronteira externa da União Europeia e na prevenção, investigação e combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras".

Várias estruturas sindicais tinham agendado greves para o mês de novembro, mas o chumbo na proposta do OE2022 levou a que algumas decidissem desconvocá-las.

Leia Também: Leão mantém prémio de produtividade máximo aos trabalhadores do Fisco

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório