Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

ERSE recebeu 75 candidaturas para 7.ª edição do PPEC

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou hoje que recebeu 75 candidaturas para a sétima edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), representando um investimento total de 31 milhões de euros.

ERSE recebeu 75 candidaturas para 7.ª edição do PPEC
Notícias ao Minuto

13:33 - 08/11/21 por Lusa

Economia ERSE

"Das 75 candidaturas recebidas, 30 são para medidas tangíveis (que visam a instalação de equipamentos com um nível de eficiência superior ao standard de mercado) e 45 para medidas intangíveis (com o objetivo de disseminar informação acerca de boas práticas no uso eficiente de energia e promover mudanças de comportamento dos consumidores)", refere um comunicado hoje divulgado pela ERSE.

A organização destacou a "grande diversidade de entidades candidatas" entre as 35, incluindo 12 agências de energia, nove comercializadores de energia e/ou gás, cinco associações empresariais, três operadores das redes de distribuição de gás, três instituições de ensino superior, uma organização não-governamental, uma associação de consumidores e uma associação municipal.

A ERSE irá efetuar a avaliação dos projetos do ponto de vista da regulação económica até 13 de março de 2022, devendo a Direção Geral de Energia e Geologia fazer a avaliação na perspetiva da política energética.

A homologação das candidaturas aprovadas cabe ao Governo, que terá até dia 27 de abril, seguindo-se, então, um período para apresentação de reclamações até 18 de maio.

"A homologação final das candidaturas aprovadas será feita pelo Governo até 17 de junho de 2022. A 7.ª edição da PPEC iniciará a sua implementação a 01 de julho de 2022", sublinha o comunicado.

O regulador salienta ainda que o rácio custo-benefício do programa iniciado em 2007 é de 13, "ou seja, o benefício é 13 vezes superior ao custo".

"As poupanças acumuladas, 12,5 TWh, correspondem ao consumo anual de cinco milhões de famílias. As emissões de dióxido de carbono evitadas [4,8 milhões de t CO2], representam cerca de 30% das emissões anuais da produção de eletricidade e calor", conclui a ERSE no comunicado de hoje.

Leia Também: Grândola. PJ confirma que há "indícios de crime e suicídio"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório