Procurar

Combate ao crime económico custou 130 milhões em oito meses

A ministra da Justiça disse hoje que o combate da Polícia Judiciária à fraude e ao crime-económico rondou, nos últimos oito meses, os 130 milhões de euros, valor superior aos 87 ME gastos na nova sede da PJ.

Combate ao crime económico custou 130 milhões em oito meses

© Lusa

Lusa
11/03/2014 14:34 ‧ há 11 anos por Lusa

Paula Teixeira da Cruz, que esteve presente na inauguração da nova sede da PJ, em Lisboa, considerou que que o diretor da Polícia Judiciária "até foi modesto" quando disse que os valores dos últimos oito meses do combate à fraude e ao crime económico ultrapassavam os 87 ME gastos na nova sede daquela polícia.

No discurso da cerimónia, o diretor nacional da PJ disse que os 87 milhões de euros gastos na construção da nova sede são equivalentes a apenas oito meses de investigação aos crimes económico-financeiro e à corrupção.

Depois dos discurso, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a ministra da Justiça, o diretor nacional da PJ e o presidente da autarquia de Lisboa, António Costa, visitaram as novas instalações, com cerca de 80 mil metros quadrados, que inclui uma "sala de crise" e um heliporto.

No final, Paula Teixeira da Cruz considerou que havia "a obrigação de facultar à PJ" uma nova sede que juntasse os diversos serviços que estavam dispersos por outros edíficios de Lisboa.

A ministra insistiu que a PJ deve ser motivo de "orgulho" para todos os portugueses, sublinhando que, apesar das "dificuldades e das diminuições remuneratórias", os seus elementos mantiveram a polícia "como um exemplo a seguir".

A importância desta polícia e os "riscos" que os membros da PJ enfrentam diariamente foram outros aspetos salientados pela governante.

Paula Teixeira da Cruz manifestou ainda a convição de que Portugal vai terminar rapidamente o programa da 'troika', considerando que estão a ser dados passos no sentido da criação de uma "sociedade sustentada e sustentável".

Com 80 mil metros quadrados, o novo edifício-sede dispõe de dois auditórios com cabines de tradução simultânea e equipados com a mais moderna tecnologia multimédia, duas carreiras de tiro, um heliporto e uma sala de situação com especiais requisitos de segurança, física e tecnológica, a partir da qual será possível o acompanhamento em direto de situações operacionais complexas, permitindo uma maior rapidez e assertividade das decisões impostas por tais cenários.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10