Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Embraer anuncia prejuízo de 28,1 milhões de euros no terceiro trimestre

A fabricante de aeronaves brasileira Embraer anunciou hoje que registou um prejuízo de 179,7 milhões de reais (28,1 milhões de euros), excluindo-se impostos e itens especiais, no terceiro trimestre do ano.

Embraer anuncia prejuízo de 28,1 milhões de euros no terceiro trimestre
Notícias ao Minuto

16:19 - 05/11/21 por Lusa

Economia Aviação

O prejuízo reportado pela empresa foi menor do que o registado no mesmo período de 2020, de 797,5 milhões de reais (124,7 milhões de euros).

A receita líquida da empresa totalizou 5 mil milhões de reais (782 milhões de euros) entre julho e setembro, dado que indica um aumento de 22% face ao mesmo período do ano passado.

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) e o lucro antes dos juros e tributos (EBIT) da Embraer totalizaram, respetivamente, 410,7 milhões de reais (64,1 milhões de euros) e 183 milhões de reais (28,6 milhões de euros) no terceiro trimestre do ano.

A Embraer frisou que entregou no período de julho a setembro nove aeronaves comerciais e 21 executivas, totalizando 32 jatos comerciais e 54 executivos nos primeiros nove meses de 2021.

A companhia informou que encerrou o trimestre com caixa total de 13,6 mil milhões de reais (2,1 mil milhões de euros) e uma dívida de 9,8 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros).

Dado o fluxo de caixa livre acima das estimativas iniciais ao longo dos nove primeiros meses do ano, a Embraer informou que está revendo a sua estimativa para que seja de 100 milhões de dólares (86,7 milhões de euros) ou maior, sem considerar fusões e aquisições ou desinvestimentos, a partir da estimativa anterior que era entre 150 milhões de dólares (130 milhões de euros) e zero.

Segundo a fabricante de aeronaves brasileira, esta foi a primeira vez em mais de 10 anos que reportou um fluxo de caixa livre positivo num terceiro trimestre.

"A empresa reitera suas demais estimativas financeiras e de entregas para 2021: entrega de 45 a 50 jatos comerciais e de 90 a 95 jatos executivos, receita líquida consolidada de 4 mil milhões de dólares [3,5 mil milhões de euros] a 4,5 mil milhões de dólares [3,9 mil milhões de euros], margem EBIT ajustada de 3% a 4% e margem EBITDA ajustada de 8,5% a 9,5%", destacou a fabricante.

A Embraer também explicou que no terceiro trimestre do ano houve um crescimento da receita obtida com o segmento de aviação comercial devido ao maior número de entregas, enquanto o crescimento da aviação executiva foi devido a uma mistura mais favorável de entregas, com os jatos grandes representando um terço das entregas totais em comparação a uma participação de 10% nas entregas do terceiro trimestre de 2020.

Nos nove primeiros meses do ano, a receita consolidada da empresa cresceu 57% e foi de 15,3 mil milhões de reais (2,4 mil milhões de euros) face ao montante de 9,8 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de reais) obtidos no mesmo período do ano passado, menores principalmente pelos impactos negativos da pandemia de covid-19.  

A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 lugares e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.

A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Em Portugal, no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, funcionam duas fábricas da Embraer, sendo que a empresa também é acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, com 65% do capital, em Alverca.

Leia Também: Embraer entregou nove jatos e 21 executivos no terceiro trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório