Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Deslocações diárias? Portugal é o 4.º pior país no mundo, diz estudo

No topo da lista estão a Irlanda e o Reino Unido.

Deslocações diárias? Portugal é o 4.º pior país no mundo, diz estudo
Notícias ao Minuto

09:10 - 05/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Transportes

Portugal é o quarto pior país no mundo para andar de transportes, segundo um estudo realizado pela empresa de comparação de preços Uswitch. À frente do nosso país surge apenas a Irlanda, Reino Unido e Canadá, respetivamente.

A investigação analisou a média do tempo e o custo a que os passageiros estão sujeitos para chegarem ao emprego em diversos países, assim como o número de veículos elétricos e postos de carregamento nas estradas, de forma a determinar os melhores e os piores países para deslocações diárias.

A Irlanda ocupa o pódio, tendo o maior custo no que toca ao passe mensal para os transportes públicos (cerca de 101 euros). A Uswitch indica que o país teve pontuações baixas em todos os parâmetros analisados, exceto nas emissões de CO2. Já o Reino Unido ficou em segundo lugar na lista dos piores países, com uma pontuação de 3.84 em 10.

Ainda que o Canadá surja em terceiro na lista dos piores países, o custo dos transportes públicos e do combustível melhoraram a sua classificação, que, no entanto, foi 'traída' pelas as emissões de CO2, as mais elevadas de todos os países analisados.

A Portugal foi atribuída uma pontuação de 4.35 em 10, com destaque para os valores elevados do combustível (média de 1.67 euros por litro), assim como do tempo passado em deslocações (cerca de 33 minutos).

No fim da lista, a Turquia foi 'coroada' como o melhor país para andar de transportes. Com os combustíveis e valores de passe mensal de transportes públicos mais baixos, o país pontuou 7.05 em 10, sendo também dos mais ‘verdes’ no mundo.

“Será interessante ver se as deslocações diárias melhoram nos próximos anos, à medida que mais países adotam formas híbridas de trabalho, o que deve reduzir o tempo passado em transportes em todo o mundo”, destaca Florence Codjoe, especialista da Uswitch.

Leia Também: Os transportes e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório