Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Bilhetes de avião vão encarecer devido ao petróleo? IATA diz que sim

Aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais vai refletir-se nos preços das bilhetes de avião, acredita a Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Bilhetes de avião vão encarecer devido ao petróleo? IATA diz que sim
Notícias ao Minuto

08:58 - 04/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Avião

Os bilhetes de avião vão ficar mais caros por causa do aumento dos preços do petróleo nos mercados internacionais. O alerta é do diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Willie Walsh, que admite, contudo, que a subida dos preços é um "indicador positivo" para o setor. 

"O aumento dos preços do petróleo tal como os conhecemos hoje é provavelmente um indicador positivo para o setor (da aviação), já que normalmente reflete um aumento da procura económica", disse Walsh, citado pelo El Economista

O que se passa, segundo explicou, é que "as companhias aéreas sofreram perdas enormes nos últimos meses, portanto, é impossível para essas empresas absorverem esse aumento [dos preços do petróleo]: isso terá que afetar os consumidores e terá impacto nos preços" dos bilhetes.

Ainda assim, estes acréscimos não devem travar a recuperação do setor no curto e médio prazo, acredita Walsh, já que o tráfego deverá aumentar "à medida que as restrições de viagens" são levantadas. Contudo, admite que poderá levar a uma "menor procura a longo prazo". 

No final de setembro, recorde-se, a fraca retoma da aviação nos últimos meses, que causou o "pior verão de sempre" no setor, levou a IATA a piorar as projeções, prevendo que o tráfego mundial caia este ano 66%. Assim, a atual previsão é que a pandemia de Covid-19 e as medidas restritivas que se seguiram motivem uma queda do tráfego aéreo em 66% em todo o mundo este ano face ao ano passado, quando anteriormente a IATA apontava para uma redução de 63%.

Por cá, o presidente executivo da petrolífera Galp, Andy Brown, disse na quarta-feira que o preço do crude está atualmente demasiado elevado, num patamar que tem reflexos no abastecimento de combustível e que prejudica o sistema mundial de energia. 

Leia Também: Chegou a Portugal e precisa de pedir o NIF? Eis o que deve fazer

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório