Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

ANAC dinamiza soluções para evitar constrangimentos aeroportuários

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) anunciou hoje, aos deputados, que vai dinamizar um grupo de trabalho dedicado a encontrar soluções que evitem a repetição de constrangimentos por causa da limitação da capacidade aeroportuária, como atrasos nos voos.

ANAC dinamiza soluções para evitar constrangimentos aeroportuários
Notícias ao Minuto

13:17 - 03/11/21 por Lusa

Economia ANAC

"Independentemente da solução [para o aeroporto de Lisboa] que venha, efetivamente não vamos ter um aeroporto e uma capacidade aeroportuária alargada em tempo de retomarmos os movimentos de 2019", afirmou numa audição parlamentar Tânia Cardoso Simões, indigitada para o cargo de presidente do Conselho de Administração da ANAC.

"Não queremos voltar aos constrangimentos que tivemos em 2019, nomeadamente com os atrasos, as questões de ruído", explicou, adiantando que a ANAC "vai dinamizar" um grupo de trabalho para encontrar soluções, desde a gestão aeroportuária à navegação aérea e regulação ou operadores aéreos, para evitar os constrangimentos que se verificaram por causa da limitação da capacidade aeroportuária.

Tânia Cardoso Simões transmitiu aos deputados que o regulador, estando "particularmente atento agora" à retoma e ao crescimento, vê com bons olhos que surja uma solução para a capacidade aeroportuária de Lisboa "o mais depressa possível".

Disse ainda que a ANAC tem também a preocupação de que seja uma solução "robusta", que tenha por trás "os estudos que foram considerados suficientes e adequados" e que é justamente esse o caminho que se está a fazer neste momento.

"Portanto, acompanhamos, porque as decisões são políticas. Estamos agora mais centrados, enquanto regulador, no período até à construção do aeroporto", afirmou, concluindo tratarem-se de notícias preocupantes mas, ao mesmo tempo, boas notícias.

Para Tânia Cardoso Simões, o "desafio maior" a breve trecho vai ser, não só resolver problemas financeiros, como a recuperação da TAP e da SATA, mas a adaptação do setor às obrigações do pacote climático Fit for 55, e investimentos necessários, um pacote para que a União Europeia cumpra até 2030 a meta de reduzir 55% das emissões líquidas de gases com efeito de estufa, face a 1990.

Atualmente, em cima da mesa estão três hipóteses para a futura solução aeroportuária de Lisboa: aeroporto Humberto Delgado (principal), com o aeroporto do Montijo (complementar), aeroporto do Montijo (principal), com o aeroporto Humberto Delgado (complementar) e uma infraestrutura localizada no Campo de Tiro de Alcochete.

Leia Também: Ryanair acusa autoridades de bloqueio de rotas para Marrocos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório