Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Gabriel Bernardino preside CMVM a partir de dia 15 de novembro

O mandato de Gabriel Bernardino na presidência do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) tem início em 15 de novembro, segundo diploma hoje publicado.

Gabriel Bernardino preside CMVM a partir de dia 15 de novembro
Notícias ao Minuto

10:01 - 03/11/21 por Lusa

Economia Diploma

A designação de Gabriel Bernardino -- que sucede a Gabriela Figueiredo Dias, cujo mandato terminou em junho -- foi proposta pelo ministro das Finanças, João Leão, e aprovada por resolução do Conselho de Ministros, definindo que o mandato do designado tenha início em 15 de novembro, data também da entrada em vigor do diploma.

Entre 2011 e março de 2021, Gabriel Bernardino foi presidente da Autoridade Europeia de Supervisão dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA), presidente rotativo do Comité conjunto das três Autoridades Europeias de Supervisão financeira (EBA, EIOPA e ESMA), vice-presidente do Conselho Europeu de Risco Sistémico e membro do Comité Executivo da Associação Internacional de Supervisores de Seguros.

A designação teve parecer positivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap) e o relatório da audição parlamentar a Gabriel Bernardino foi aprovado por unanimidade.

Na audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), em 19 de outubro, Gabriel Bernardino defendeu que a CMVM deve ter uma "atitude catalisadora de mudança e de inovação que contribua para o desenvolvimento sustentável do mercado de capitais em Portugal" e ser "uma autoridade moderna, transparente, ágil e eficiente, focalizada na prossecução do interesse público e no serviço aos investidores".

Gabriel Bernardino é licenciado em Matemática e iniciou a carreira profissional no Instituto de Seguros de Portugal, em 1989.

Leia Também: Desemprego recua em setembro para 7,4% na zona euro e 6,7% na UE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório