Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Adesão à greve parcial de trabalhadores do Metro de Lisboa atinge os 46%

O Metropolitano de Lisboa disse hoje que a adesão à greve parcial de trabalhadores, entre as 05:00 e as 09:30, e de administrativos e técnicos superiores, entre as 09:30 e as 12:30, atingiu os 46,24%.

Adesão à greve parcial de trabalhadores do Metro de Lisboa atinge os 46%
Notícias ao Minuto

21:28 - 02/11/21 por Lusa

Economia Metropolitano de Lisboa

"[...] O Metropolitano de Lisboa informa que o índice global de adesão à mesma atingiu 46,24% em relação ao número total de trabalhadores escalados (852 trabalhadores) para os referidos períodos", lê-se em comunicado.

A empresa acrescenta que se encontra recetiva "à discussão das propostas apresentadas pelas entidades sindicais, sendo as mesmas objeto de negociação".

A circulação no Metropolitano de Lisboa foi retomada com normalidade cerca das 10:00 de hoje, depois de uma greve parcial de trabalhadores entre as 05:00 e as 09:30, disse à Lusa fonte da empresa.

Em declarações hoje de manhã à Lusa, Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), tinha dito que, à semelhança das greves da semana passada, a adesão é "elevada".

Trabalhadores do Metro de Lisboa cumprem hoje uma nova greve parcial, entre as 05:00 e as 09:30 para a generalidade dos trabalhadores, e entre as 09:30 e as 12:30 para os administrativos.

Por causa da paralisação, a Carris, gerida pela Câmara Municipal de Lisboa, anunciou um reforço de quatro das suas carreiras rodoviárias devido às duas greves do Metropolitano desta semana, agendadas para hoje e quinta-feira.

"Devido à greve do Metro, vamos reforçar as carreiras seguintes: 726 no troço Pontinha Metro -- Estefânia; 736 nos troços Senhor Roubado -- Marquês de Pombal e Campo Grande -- Cais do Sodré; 744 no troço Oriente -- Restauradores; e 746 no troço Sete Rios -- Marquês de Pombal", informou a Carris na sexta-feira.

Para quinta-feira está agendada uma greve de 24 horas para a generalidade dos trabalhadores, pelo que se "prevê que o serviço de transporte encerre a partir das 23:00 do dia 03 de novembro [quarta-feira] e reabra às 06:30 de dia 05 de novembro [sexta-feira]", segundo a transportadora.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram pré-avisos de greve em protesto contra o congelamento salarial e exigindo o preenchimento imediato do quadro operacional e as progressões na carreira.

Trabalhadores da empresa cumpriram em 26 e 28 de outubro duas greves parciais que, segundo a FECTRANS, tiveram uma adesão elevada. Segundo a transportadora, no dia 26 a paralisação teve uma adesão de 42,62% e no dia 28 de 45,37%.

Na segunda-feira, foi ainda iniciada uma greve às horas extraordinárias por 10 dias, renováveis.

Os trabalhadores realizaram já greves parciais ao serviço em maio e junho, tendo em conta as mesmas reivindicações apresentadas para as novas paralisações.

O Metropolitano de Lisboa opera com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião). O serviço funciona das 06:30 às 01:00 todos os dias.

A greve parcial de hoje coincide com uma paralisação de 24 horas dos trabalhadores da Rodoviária de Lisboa, numa semana em que a capital recebe o evento internacional Web Summit, que começou na segunda-feira e termina na quinta-feira.

Leia Também: Greve do Metro foi "novidade desagradável" que dificultou Web Summit

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório