Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Clima empresarial na indústria automóvel alemã piora ligeiramente

O clima empresarial na indústria automóvel da Alemanha piorou ligeiramente em outubro, com o indicador a cair para 8,5 pontos, contra 9,8 pontos em setembro, informou hoje o instituto alemão Ifo.

Clima empresarial na indústria automóvel alemã piora ligeiramente
Notícias ao Minuto

11:29 - 02/11/21 por Lusa

Economia Alemanha

Num comunicado, hoje divulgado, o Ifo recorda que o indicador se tinha situado em 28,7 pontos em julho.

"Os fabricantes e os fornecedores têm opiniões muito diferentes sobre a situação atual", afirmou Oliver Falck, diretor do Ifo Center for Industrial Organization and New Technologies.

O negócio para os fabricantes continua a ser "muito bom", tendo o indicador da sua situação comercial atual aumentado de 29,9 pontos em setembro para 46,2 pontos em outubro.

"Os mercados de vendas no estrangeiro continuam a fazer-se esplendidamente", diz Falck, referindo que o indicador das exportações deslizou, mas apenas para 30,5 pontos "ainda satisfatórios".

"As carteiras de encomendas dos fabricantes estão repletas e esperam aumentar a produção, afirma Falck, sublinhando que, "contudo, todos os fabricantes ainda se queixam de escassez de oferta".

Para os fornecedores, entretanto, a situação continua a ser "muito menos favorável", fazendo com que o indicador associado continue "em território negativo" depois de melhorar marginalmente de -11,5 pontos em setembro para -9,8 pontos em outubro.

Os fornecedores queixam-se da falta de encomendas e de que a procura está a diminuir e afirmam não esperar muitos impulsos da exportação, tendo o indicador associado subido para 1,8 pontos em outubro, contra 1,8 pontos negativos em setembro, indica o Ifo.

Em relação às expectativas de produção, o Ifo precisa que se mantêm cautelosas, depois de o indicador ter subido para 4,3 pontos em outubro, acima dos 1,3 pontos negativos em setembro.

"Os números refletem as preocupações de muitos fornecedores de não conseguirem acompanhar a mudança estrutural na indústria automóvel", explica Falck.

Leia Também: Mulher alvejada após espreitar por 'olho mágico' da porta

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório