Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Hoteleiros do Algarve pedem fim das taxas de resíduos

O presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) pediu hoje o fim das taxas de resíduos cobradas pelas câmaras municipais para as empresas que já pagam pela gestão dos seus resíduos.

Hoteleiros do Algarve pedem fim das taxas de resíduos
Notícias ao Minuto

11:18 - 29/10/21 por Lusa

Economia Algarve

"Algumas empresas estão a pagar duas vezes a recolha dos resíduos que produzem: às empresas que fazem essa recolha e um outro pagamento, na taxa de água cobrada pelas câmaras municipais, o que para nós não faz sentido", disse à Lusa Elidérico Viegas.

De acordo com o dirigente da maior associação de hoteleiros do Algarve, "trata-se de uma dupla tributação, penalizadora das empresas que já contrataram empresas especializadas privadas para a gestão dos seus resíduos".

O novo Regime Geral de Gestão de Resíduos, que entra em vigor em 01 de janeiro, obriga os grandes produtores de resíduos a encaminhar os resíduos para gestão através de empresas privadas, abrangendo a restauração, empreendimentos turísticos, comércio a retalho e serviços, entre outros.

Na opinião de Elidérico Viegas, o novo regime, que impede que os grandes produtores de resíduos (indiferenciados e recicláveis) recorram aos sistemas municipal ou multimunicipal de resíduos urbanos, "não é propriamente uma novidade".

"Essa recolha seletiva está a ser feita por muitas empresas do alojamento turístico, porque já não havia a obrigação de as câmaras municipais recolherem os resíduos, podendo as empresas tratar disso individualmente", indicou.

Para o presidente da associação de hoteleiros do Algarve, "como não se trata de uma novidade, o processo não trará quaisquer complicações aos hotéis e empreendimentos turísticos que já têm essas boas práticas ambientais".

Elidérico Viegas defendeu que a exigência da gestão dos resíduos sólidos pelas empresas expressa na legislação "deve abranger outros setores de atividade, representando uma mais-valia para a região e para o turismo do Algarve".

"O que se pede é que as empresas deixem de ser penalizadas com uma dupla tributação e deixem de pagar as taxas dos resíduos indexadas ao consumo de água, quando as câmaras municipais não prestam esse serviço", sublinhou.

De acordo com o diploma, os chamados grandes produtores de resíduos são aqueles que produzem mais de 1.100 litros por dia.

Leia Também: Golfe com "níveis muito altos" de procura após ano e meio de quebra

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório