Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Portugal e Espanha vão abordar em Lisboa orientação dos PRR na energia

Portugal e Espanha vão abordar, numa reunião em novembro, em Lisboa, a orientação dos planos de recuperação e resiliência (PRR) para a transformação dos sistemas energéticos de ambos os países.

Portugal e Espanha vão abordar em Lisboa orientação dos PRR na energia
Notícias ao Minuto

15:10 - 28/10/21 por Lusa

Economia Energia

E, no âmbito da reunião, marcada para 29 de novembro, analisarão especificamente esta orientação no que diz respeito às cidades, mobilidade e soluções industriais, revelou hoje a agência Efe.

A 3.ª vice-presidente e ministra da Transição Ecológica do governo espanhol, Teresa Ribera, viajará para a capital portuguesa, anunciou hoje a própria, durante um breve encontro com jornalistas, durante a 32.ª Cimeira Luso-Espanhola que decorre em Trujillo (Espanha).

Ribera, que fez uma pausa na agenda das reuniões e encontros incluídos neste encontro bilateral, avançou que ambos os países estão a trabalhar em questões energéticas, uma questão "fundamental" para ambos os países.

No contexto da transformação do sistema energético, Espanha e Portugal têm "uma agenda comum muito importante associada a novas soluções energéticas", desde a eficiência e as energias renováveis, incluindo o hidrogénio, à mobilidade elétrica, um campo que inclui baterias, carregadores e hidrogeradores.

"Podemos fazer muito em conjunto, uma vez que temos propostas comuns", acrescentou.

A governante salientou também a importância de enfrentar "tarefas" de ambos os lados da fronteira, tais como habitação, conectividade, serviços e planos de desenvolvimento específicos.

Outros aspetos abordados na cimeira estão relacionados com aqueles que vivem em zonas transfronteiriças e que convivem e procuram diariamente serviços e emprego em cidades, vilas e zonas nestas áreas.

Questionada sobre a situação política em Portugal após a rejeição da proposta orçamental do Governo português, o que abre caminho a eleições legislativas antecipadas, Ribeira expressou a sua confiança de que haverá "uma solução construtiva e positiva para o povo português".

Leia Também: Acidente com cinco viaturas complica trânsito na Segunda Circular

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório