Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal tem défice de carne de bovino colmatado com importação

Portugal apresenta um défice na produção de carne de bovino, colmatado com a importação de Espanha, país que tem já uma quota de 66% em volume, indicou a organização Provacuno.

Portugal tem défice de carne de bovino colmatado com importação
Notícias ao Minuto

14:22 - 27/10/21 por Lusa

Economia Provacuno

"Portugal [...], dado o défice na produção, precisa de importar carne de bovino de elevada qualidade para satisfazer a procura interna. De facto, Portugal é o principal destino das exportações espanholas de carne de bovino, com 39% na União Europeia e 33% do total mundial", apontou, em comunicado, o diretor da Organização Interprofissional Agroalimentar da Carne de Bovino (Provacuno), Javier Lopez.

Segundo os dados da organização, Espanha é assim o maior exportador de carne de bovino para Portugal, com uma quota de 66% em volume.

Em 2020, as empresas espanholas exportaram para Portugal 78.638 toneladas de carne de bovino, com destaque para a carne fresca (61.797 toneladas).

As exportações representaram 276,4 milhões de euros, sendo que apenas as carnes frescas geraram 217,4 milhões de euros.

No total, Espanha exportou, no ano passado, 158.187 toneladas de carne de bovino fresca ou refrigerada, no valor de 604.260.502 euros, sendo a União Europeia o seu principal destino.

Porém, conforme apontou a Provacuno, países como China, Argélia, Indonésia, Costa do Marfim, Marrocos, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Japão, Singapura ou Vietname "estão a tornar-se cada vez mais relevantes".

O setor espanhol da carne de bovino é composto por 115.000 explorações, 5,8 milhões de cabeças, 238 indústrias, 677.300 toneladas de carne produzidas anualmente, com um valor superior a 3.000 milhões de euros e mais de 132.000 empregos diretos.

A Provacuno é uma entidade privada sem fins lucrativos, que inclui as principais organizações dos setores produtor e de transformação/'marketing'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório