Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Vídeo atendimento na Segurança Social reforçado? Veja aqui como agendar

Para aceder ao vídeo atendimento nas melhores condições, o ISS recomenda o uso de um computador ou portátil, com câmara frontal, altifalante e microfone.

Vídeo atendimento na Segurança Social reforçado? Veja aqui como agendar
Notícias ao Minuto

08:45 - 27/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia Segurança Social

A Segurança Social anunciou, na terça-feira, que reforçou, desde o início desta semana, o atendimento por videoconferência para 67 balcões em todos os distritos do país, aumentando a capacidade para 15 mil atendimentos por mês. Como é que os contribuintes podem agendar este tipo de atendimento?

A marcação do vídeo atendimento pode ser feita através do portal de marcações SIGA ou através da Linha Segurança Social (210 545 400 ou 300 502 502, nos dias úteis, das 09h00 às 18h00).

Ao fazer a marcação para vídeo atendimento, o utilizador recebe no seu email uma mensagem com as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e o link para cancelamento, se não puder comparecer.

Para aceder ao vídeo atendimento nas melhores condições, o ISS recomenda o uso de um computador ou portátil, com câmara frontal, altifalante e microfone.

Veja neste vídeo como agendar a marcação: 

Este canal de atendimento é uma alternativa ao atendimento presencial e permite aos cidadãos e empresas "serem atendidos na data e hora previamente agendadas, sem terem de fazer deslocações e sem terem de permanecer em filas de espera".

Segundo o ISS, esta iniciativa "surgiu da necessidade de aumentar a capacidade de resposta e reduzir o tempo para marcação nos serviços de atendimento com maiores tempos de espera, canalizando para o vídeo atendimento os cidadãos e empresas que pretendessem realizar um atendimento presencial, mas que se encontravam em locais onde essas marcações eram mais demoradas".

Durante as experiências-piloto, a Segurança Social diz terem sido realizados "mais de 7.200 atendimentos através de videoconferência, o que permitiu reduzir em 11 dias o tempo de espera nos locais de maior procura por atendimento presencial".

"A maioria dos atendimentos - precisa - foi realizada nos dois a três dias seguintes ao pedido de marcação".

Tendo em conta a "avaliação positiva desta nova modalidade e a integração de novas funcionalidades", o ISS decidiu passar a disponibilizar esta nova forma de atendimento "de forma mais abrangente e para a generalidade dos serviços realizados em qualquer balcão presencial, com a exceção de pagamentos".

Leia Também: Segurança Social com excedente de 449,2 milhões de euros em setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório