Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Diretora do FMI questionada por 'amaciar' relatório sobre Brasil

Cerca de 200 funcionários do Fundo Monetário Internacional (FMI) exigiram que a diretora da instituição, Kristalina Georgieva, esclarecesse as alegações de que teria 'amaciado' um alerta sobre os riscos ambientais para a economia brasileira.

Diretora do FMI questionada por 'amaciar' relatório sobre Brasil
Notícias ao Minuto

06:10 - 27/10/21 por Lusa

Economia Kristalina Georgieva

Os esclarecimentos foram reclamados por 194 funcionários (sete por cento do total) do FMI, em petição enviada para o provedor da instituição, conforme uma mensagem de correio eletrónico (e-mail) consultada pela Bloomberg News.

Este tipo de iniciativa é raro na história do Fundo e ocorreu depois de a Bloomberg ter noticiado que a análise da economia brasileira pelo FMI, ao abrigo do conhecido artigo IV, tinha sido 'temperada', depois de o governo de Bolsonaro ter questionado a linguagem.

Também em e-mail consultado pela Bloomberg, dirigido na segunda-feira ao 'staff' do FMI, Georgieva garantiu que neste caso todas as regras e todos os procedimentos tinham sido respeitados.

Georgieva foi recentemente visada numa auditoria que revelou pressões impróprias do Banco Mundial, quando a economista búlgara trabalhava na instituição, para favorecer a China num relatório sobre o clima de negócios.

A questão da manutenção de Kristalina Georgieva, de 68 anos, à frente do FMI, surgiu após a publicação, em 16 de setembro, das conclusões de uma investigação conduzida pelo escritório de advogados WilmerHale.

Os autores do documento apontaram irregularidades na elaboração das edições de 2018 e 2020 do relatório "Doing Business" do Banco Mundial, acusando Georgieva de ter pressionado as suas equipas, quando era dirigente daquela instituição, para dar à China uma classificação mais favorável.

A investigação foi realizada a pedido do comité de ética do Banco Mundial, depois de o relatório, que classifica os países de acordo com a facilidade em fazer negócios, se ter tornado objeto de muita controvérsia e ter levado à demissão do antigo economista-chefe Paul Romer.

O FMI manifestou "plena confiança" em Georgieva após uma análise "exaustiva" das acusações que a visavam devido a estas pressões quanto estava no BM.

"Não há dúvida sobre a credibilidade do FMI, dos nossos dados, das nossas pesquisas. Então, o problema está do outro lado da rua", afirmou Georgieva a 13 de outubro, numa referência à sede do BM, situada em frente à do FMI no centro de Washington.

Leia Também: Georgieva afirma que os problemas de credibilidade estão no Banco Mundial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório