Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 6º MÁX 18º

Edição

Governo dos Açores prevê nova gare para o porto comercial da Graciosa

O porto comercial da Graciosa vai beneficiar de um reordenamento operacional que contempla uma nova gare para acolher passageiros, cujo concurso público deverá ser lançado em 2022, anunciou hoje o presidente do Governo dos Açores.

Governo dos Açores prevê nova gare para o porto comercial da Graciosa
Notícias ao Minuto

12:49 - 26/10/21 por Lusa

Economia Açores

Fonte do executivo açoriano disse à agência Lusa que a obra está estimada em cerca de 1,5 milhões de euros, surgindo a partir de um edifício previamente existente.

José Manuel Bolieiro, que visitou com o seu executivo o porto comercial da Graciosa, no âmbito de uma visita oficial à ilha que termina esta noite, apontou a necessidade de proceder a uma "melhoria de ordenamento do porto da Graciosa, desde logo quanto à gare de passageiros, apostando-se num projeto de execução que possa estar concluído até meados de 2022", para concretizar depois a respetiva adjudicação.

Bolieiro apontou que a melhoria da operacionalidade passa também por soluções de dragagem, bem como pela correção das lajetas, que "estão desniveladas e necessitam de uma correção", uma vez que o porto é "decisivo não só para o abastecimento à ilha, mas também para o escoamento de produtos".

O líder do executivo referiu que esta intervenção no porto da Graciosa "não só resolve os problemas, mas tem uma perspetiva potencial" face ao turismo que chega à ilha.

Através da dona da obra, a empresa pública Portos dos Açores, pretende-se candidatar o projeto à comparticipação de fundos comunitários.

Questionado sobre as dificuldades de escoamento por parte dos produtores da Graciosa, designadamente da meloa, produto muito apreciado no mercado regional e nacional e fonte de riqueza local, o líder do executivo açoriano referiu que "este é outro problema".

Daí que se esteja a "promover um estudo relativamente à capotagem insular e ao transporte de mercadorias da Graciosa, e dos Açores, de todas as ilhas, de modo a que sirva a economia", apontou Bolieiro.

No âmbito da sua visita oficial, o Governo dos Açores tem hoje prevista uma reunião do Conselho do Governo, um encontro com a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa, a par de uma visita à aerogare.

Está ainda agendado um encontro com os deputados regionais eleitos pela Graciosa, além de uma reunião do Conselho de Ilha.

Leia Também: Governo dos Açores quer projeto de década para fixar população nas ilhas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório