Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Eletricidade: Espanha pede para sair do sistema europeu de preços

O objetivo é que o país vizinho possa fixar os seus próprios preços da eletricidade, fora do sistema europeu. 

Eletricidade: Espanha pede para sair do sistema europeu de preços
Notícias ao Minuto

09:05 - 26/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

A escalada dos preços da eletricidade está a obrigar vários países a responder com medidas e Espanha terá mesmo pedido permissão à Comissão Europeia para abandonar o sistema europeu de preços, avança o El País. O objetivo é que o país vizinho possa fixar os seus próprios preços da eletricidade, fora do sistema europeu. 

"Em situações excecionais, os Estados-membros devem ser autorizados a adaptar a formação do preço da eletricidade às suas situações específicas", pode ler-se num documento onde é expressa a posição do governo espanhol, ao qual o El País teve acesso. 

Na prática, Espanha propõe uma nova ferramenta para "desvincular" o efeito do elevado valor do gás sobre o preço final da energia, 'rompendo' de forma "extraordinária" o mecanismo de preços atualmente em vigor na União Europeia (UE).

Deste modo, Espanha - e os outros países que adiram à proposta - poderão beneficiar do custo mais reduzido da energia limpa na fatura final, explica o mesmo jornal.

Os ministros da Energia da UE vão hoje reunir-se, em reunião extraordinária, numa altura de escalada de preços dos mercados da luz e do gás, visando uma coordenação nas medidas nacionais de mitigação e de apoio.

Neste encontro extraordinário - que decorre no Luxemburgo a partir das 08h30 (hora local, menos uma em Lisboa) -, os ministros europeus da tutela vão trocar pontos de vista sobre a "caixa de ferramentas" da Comissão Europeia relativamente ao aumento dos preços da energia e discutir possíveis medidas de mitigação a nível nacional e da UE, segundo a agenda da reunião.

Portugal estará representado na reunião pelo representante permanente adjunto de Portugal junto da União Europeia, Pedro Lourtie.

Leia Também: Juros da dívida mantêm-se a dois anos e sobem a cinco e a 10 anos


   

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório