Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Tesla atinge capitalização histórica após encomenda de 100 mil veículos

A fabricante de veículos elétricos Tesla atingiu pela primeira vez, uma capitalização de mais de um bilião de dólares na bolsa de Nova Iorque (EUA), depois da Hertz ter anunciado uma encomenda de 100 mil carros.

Tesla atinge capitalização histórica após encomenda de 100 mil veículos
Notícias ao Minuto

06:50 - 26/10/21 por Lusa

Economia Tesla

As ações do grupo de Elon Musk subiram para 996, 57 dólares durante a sessão, antes de recuarem de forma ligeira. Cerca das 18:20 (hora de Lisboa), ainda se encontravam em alta -- perto dos 9%.

A ultrapassar o limite simbólico de um bilião de dólares, a Tesla junta-se assim à Apple, Microsoft, Google e Amazon no clube das empresas mais ricas de Wall Street.

A subida no mercado de ações também consolida a posição de homem mais rico do mundo para Elon Musk, que segundo a empresa FactSet, detém cerca de 17% das ações da Tesla.

As ações da fabricante já haviam subido após a divulgação dos lucros na semana passada, tendo registado vendas e ganhos recordes no terceiro trimestre do ano, apesar dos problemas de fornecimento e da escassez de semicondutores que afetam o mercado.

Mas, hoje, Tesla voltou a ver as suas ações subirem após a empresa de serviços de aluguer de veículos Hertz ter anunciado a compra de 100 mil carros elétricos até ao final de 2022.

Para o diretor-executivo interino da Hertz, Mark Fields, as viaturas "tornaram-se produtos convencionais", e a "procura e o interesse [por este tipo de carro] estão apenas a começar a aumentar em todo o mundo".

"Uma encomenda desta magnitude (...) destaca a adesão gradual de veículos elétricos nos Estados Unidos [da América], disse também o analista Dan Ives, corretora Wedbush.

A Hertz vai estabelecer também a sua própria rede de carregamento de veículos elétricos, enquanto se esforça para produzir a maior frota de carros elétricos de aluguer na América do Norte.

A empresa conta colocar três mil carregadores em 65 locais nos Estados Unidos até ao final de 2022 e quatro mil até ao fim de 2023. Muitos locais de recarga da Hertz vão estar localizados em aeroportos e zonas habitacionais.

Em entrevista à agência de notícias AP, Mark Fields não quis revelar quanto a empresa está a investir com a encomenda, mas assegurou que a Hertz tem capital suficiente e um balanço saudável depois de ter saído da proteção contra a falência em junho.

De acordo com a AP, o negócio valerá cerca de quatro mil milhões de dólares, porque cada Modelo 3 da Tesla tem um preço base de cerca de 40.000 dólares.

Mark Fields deixou claro que os veículos elétricos estão cada vez mais a tornar-se populares e que os estudos mostram que, nos últimos cinco anos, o interesse do consumidor por aquele tipo de viaturas cresceu drasticamente.

"Mais estão dispostos a experimentar e a comprar. É impressionante", disse.

Leia Também: Tesla Model 3 foi o carro mais vendido de setembro na Europa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório