Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Lucro do HSBC mais que triplica até setembro para 9.275 milhões de euros

O banco HSBC revelou hoje que o lucro mais que triplicou até setembro, para 10.819 milhões de dólares (9.275 milhões de euros) e anunciou a recompra de 2.000 milhões de dólares de ações próprias.

Lucro do HSBC mais que triplica até setembro para 9.275 milhões de euros
Notícias ao Minuto

12:27 - 25/10/21 por Lusa

Economia HSBC

Apesar de o lucro ter crescido 223% até setembro, para 10.819 milhões de dólares, as receitas do grupo financeiro caíram 2,9% para 37.563 milhões de dólares (32.204 milhões de euros), salientou o banco num comunicado enviado à bolsa de Hong Kong.

O banco atribuiu a queda das receitas à redução nas taxas de juros e à quebra das receitas nos negócios de mercado e valores, se bem que destaca que conseguiu contrabalançar com os negócios noutros setores, nomeadamente nos seguros de vida.

O presidente executivo do HSBC, Noel Quinn, afirmou, entretanto, que a estratégia da empresa "continua no caminho certo".

Numa videoconferência com analistas, Quinn realçou que o banco "está satisfeito" com os "bons resultados" em todas as regiões em que opera, adiantando que a recompra de ações, no valor de 2.000 milhões de dólares (1.714 milhões de euros), começará "em breve".

"Embora sejamos cautelosos devido à envolvente de risco externo, acreditamos que o mínimo (referindo-se ao lucro) dos últimos trimestres terá ficado para trás", disse o gestor, numa alusão ao impacto que a pandemia teve nos negócios.

Estes resultados do banco marcam uma "forte melhoria" face à sua situação no ano passado, quando o lucro caiu devido à desaceleração do comércio mundial e ao impacto dos bloqueios para responder à pandemia da covid-19, lê-se no comunicado.

Em termos de solvabilidade, o rácio Tier 1 -- que corresponde aos fundos próprios de base, isto é, ao capital social e às reservas acumuladas (soma dos lucros não distribuídos), situou-se em 15,9%, mais 0,3 pontos percentuais que em junho, devido à redução dos ativos ponderados pelo risco.

Entretanto, no terceiro trimestre, o lucro do HSBC aumentou 160,7% na comparação com igual período do ano passado, enquanto as receitas subiram 0,7% em termos homólogos.

Quanto aos dividendos, o banco já antecipou que não os pagará de forma trimestral durante este ano e vai decidir se voltará a fazê-lo antes de apresentar os resultados deste ano fiscal, em fevereiro do próximo ano.

Leia Também: BlackRock, HSBC e UBS são dos que mais investiram na dívida da Evergrande

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório