Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Confiança empresarial na Alemanha cai em outubro pelo 4.º mês consecutivo

A confiança das empresas voltou a cair em outubro na Alemanha, pelo quarto mês consecutivo, devido ao ceticismo sobre as perspetivas para os próximos seis meses provocado por problemas de abastecimento, foi hoje anunciado.

Confiança empresarial na Alemanha cai em outubro pelo 4.º mês consecutivo
Notícias ao Minuto

10:26 - 25/10/21 por Lusa

Economia Alemanha

O índice de confiança empresarial do instituto de investigação económica alemão (ifo) na Alemanha caiu para 97,7 pontos em outubro, contra 98,9 em setembro.

O ceticismo está claramente a aumentar nas expectativas e as empresas avaliam a sua situação atual de forma menos positiva, de acordo com o ifo.

"Os problemas de abastecimento estão a dar dores de cabeça às empresas. A utilização da capacidade na indústria está a diminuir. A areia nas engrenagens da economia alemã está a dificultar a recuperação", disse o presidente do ifo, Clemens Fuest.

No setor transformador, a confiança empresarial voltou a cair porque as empresas estão um pouco menos satisfeitas com a sua situação atual e porque as expectativas também se agravaram.

Os estrangulamentos reduziram a utilização da capacidade para 84,7%, menos 2,1 pontos percentuais.

No setor dos serviços, a confiança das empresas piorou, após ter melhorado em setembro, porque as empresas estão menos otimistas quanto aos próximos meses, embora a sua avaliação da situação atual tenha melhorado um pouco.

No comércio, a confiança caiu abruptamente à medida que os estrangulamentos no fornecimento de produtos reduzem o ânimo.

No setor da construção, a confiança melhorou, as empresas avaliam a sua situação atual um pouco melhor e as suas expectativas aumentaram pelo sexto mês consecutivo.

Leia Também: PAN abstém-se na votação na generalidade do OE2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório