Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Poupar na conta da luz? Barómetro ajuda a encontrar o melhor tarifário

Mesmo que já tenha escolhido um tarifário, a DECO recomenda que visite o simulador de vez em quando.

Poupar na conta da luz? Barómetro ajuda a encontrar o melhor tarifário
Notícias ao Minuto

09:48 - 25/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

Se quer poupar na conta da luz, encontrar o melhor tarifário para si pode ser a 'chave'. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disponibiliza um barómetro da eletricidade, com o objetivo de ajudar os consumidores a fazerem uma melhor escolha. 

"Entre os 255 tarifários do nosso simulador, revelamos os que têm tarifas mais baixas para dois perfis de consumo. Explicamos ainda o que acontece se o fornecedor deixar de ter condições para manter a atividade", diz a DECO

A escolha entre vários tarifários e fornecedores pode ser difícil, mas o simulador pretende ajudar. "Preencha os dados pedidos, tentando ser o mais fiel possível ao consumo do seu lar, e obtém as melhores propostas para a sua habitação", adianta a associação. 

Mesmo que já tenha escolhido um tarifário, a DECO recomenda que visite o simulador de vez em quando: "As tarifas mudam com regularidade, e aquela que compensava pode deixar de ser tão interessante: afinal, o mercado da eletricidade é livre, e os fornecedores apresentam novas propostas com frequência. Mas também o consumidor é livre de mudar sempre que quiser, até porque raramente há fidelizações ou penalizações". 

Casa com duas pessoas pode poupar 55 euros/ano. E casal com dois filhos? 

A DECO diz que "embora as tarifas aplicadas aos novos contratos tenham vindo a aumentar, ainda se conseguem encontrar bons negócios". 

"Daí voltarmos a publicar o nosso barómetro da eletricidade para dois perfis de lares: um com duas pessoas e outro com um casal e dois filhos. Para estes perfis, os mais comuns em Portugal, revelamos os quatro tarifários que garantem uma maior poupança face à tarifa regulada. A poupança anual, face a quem tem a tarifa regulada (SU Eletricidade), ronda os 55 euros, no caso de um lar com duas pessoas, e os 129 euros, para um casal com dois filhos", adianta a DECO. 

Leia Também: Afinal, como é que se calculam os preços da eletricidade? (com vídeo)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório