Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Avaliação ambiental estratégica do aeroporto de Lisboa entregue em 2023

O secretário de Estado Adjunto das Comunicações, Hugo Santos Mendes, adiantou hoje que avaliação ambiental estratégica das três hipóteses de localização do novo aeroporto de Lisboa deverá ser entregue em 2023.

Avaliação ambiental estratégica do aeroporto de Lisboa entregue em 2023
Notícias ao Minuto

18:10 - 22/10/21 por Lusa

Economia Governo

"A avaliação ambiental estratégica deverá ser entregue em 2023. É importante que este processo decorra de forma estável e com o menor ruído à volta", afirmou Hugo Santos Mendes, no encerramento da Conferência Internacional de Controlo de Tráfego Aéreo, referindo que os trabalhos de análise terão início em 2022.

Segundo o governante, em cima da mesa estão três opções -- a Portela + Montijo, uma solução alternativa em que o Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de infraestrutura principal, enquanto o Aeroporto Humberto Delgado se tornará complementar e ainda a construção de um novo aeroporto internacional no campo de tiro de Alcochete.

Durante a sua intervenção, o secretário de Estado notou haver quem discorde das opções submetidas a avaliação, mas ressalvou que ao fazer esta escolha, o Governo fez um "juízo preliminar" das vantagens e desvantagens de cada uma delas.

"Iniciado o processo, o Governo pretende manter descrição e equidistância face a cada uma das opções em estudo", acrescentou.

Hugo Santos Mendes sublinhou ainda que, após a entrega do estudo, "múltiplos critérios" vão orientar a escolha do Governo, ressalvando que "nenhuma decisão será consensual".

Contudo, no final da avaliação, "o país terá mesmo que tomar uma decisão, sem retorno", vincou.

Na sessão promovida pela Associação portuguesa dos Controladores de Tráfego Aéreo (APCTA), o governante saudou ainda o esforço dos trabalhadores da aviação durante a pandemia de covid-19, um setor que apontou como dos mais afetados.

Leia Também: ANA. Aviação começa a recuperar, mas permanecem incertezas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório