Aeroporto de Lisboa "antigo" e não evoluiu em termos de capacidade

A NAV Portugal, responsável pelo controlo do tráfego aéreo, defendeu hoje que o aeroporto de Lisboa "é antigo" e que não evoluiu em termos de capacidade, levando a atrasos, constrangimentos que devem ser pensados na escolha do novo aeroporto.

14 August 2020, Portugal, Lissabon: The inscription "Aeroporto Humberto Delgado Lisboa" can be seen at the entrance to the airport. The airport is the largest commercial airport in the country. Photo: Matthias Balk/dpa (Photo by Matthias Balk/picture alli

© Getty Images

Lusa
22/10/2021 16:24 ‧ 22/10/2021 por Lusa

Economia

NAV

 

"dummyPub">

"O aeroporto de Lisboa é antigo [...] e está, segundo dados de janeiro, no 17.º lugar entre os que têm, no enquadramento europeu, mais movimento", apontou a chefe da torre de controlo de tráfego aéreo de Lisboa, Cristina Lima, na Conferência Internacional de Controlo de Tráfego Aéreo.

Durante a sua intervenção na conferência, promovida pela Associação portuguesa dos Controladores de Tráfego Aéreo (APCTA), a responsável da NAV notou que a infraestrutura não evoluiu em termos de capacidade, sendo que, em 2019, já tinha 88% da sua capacidade ocupada.

"À medida que a capacidade foi sendo ocupada, os atrasos foram aumentando. Em termos de constrangimentos no aeroporto de Lisboa, [destaco] que este é circundado por um espaço aéreo restritivo", indicou.

Cristina Lima alertou assim para a necessidade de ter "muito presentes" todos os constrangimentos da atual infraestrutura na escolha do novo aeroporto.

"Para os próximos anos de retoma, temos que encarar de frente que a solução de futuro, que está a ser estudada, não vai acontecer num ano ou dois. Vamos ter que trabalhar arduamente, em colaboração com todos os 'stakeholders' [partes interessadas], quer ao nível de procedimentos de controlo de trafego, otimização de procedimentos aeroportuários, das várias companhias e da gestão da sua frota", concluiu.

Leia Também: Crise energética: Impacto é negativo mas ainda não é possível quantificar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas