Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Banco central russo aumenta taxa de juro para 7,5% devido à inflação

O banco central da Rússia aumentou hoje pela sexta vez consecutiva a sua taxa de juro diretora para 7,5% (mais 0,75 pontos), com a inflação a afetar o poder de compra dos russos.

Banco central russo aumenta taxa de juro para 7,5% devido à inflação
Notícias ao Minuto

13:31 - 22/10/21 por Lusa

Economia Rússia

"A inflação avança a um ritmo muito acima das previsões do Banco da Rússia e deve ficar entre 7,4% e 7,9% no final de 2021", indicou a instituição em comunicado.

O problema da inflação tem sido agravado pela estagnação ou mesmo declínio dos rendimentos reais dos russos desde há anos.

Os analistas da Capital Economics esperavam uma subida mais baixa da taxa diretora e consideraram que os números da inflação de setembro foram uma desilusão, após se ter verificado uma desaceleração na subida dos preços durante o verão.

Em setembro, a taxa de inflação anual na Rússia atingiu 7,4%, o que se deve essencialmente à subida dos alimentos. Isso representou uma aceleração significativa em relação aos 6,7% de agosto.

Devido à inflação, o Banco da Rússia começou a aumentar a sua taxa de referência, que estava historicamente baixa, em março, pela primeira vez desde 2018.

Hoje, a instituição deu a entender que pode decidir novos aumentos nas próximas reuniões e sublinhou que a sua política monetária pretende reduzir a inflação anual para 4%.

Após um período de inflação em níveis baixos, os preços no consumidor começaram a aumentar na Rússia em março de 2020, em plena pandemia, um fenómeno que acelerou com a recuperação económica e com o aumento dos preços das matérias-primas nos mercados mundiais.

Leia Também: Kremlin diz que plano de defesa da NATO confirma inutilidade do diálogo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório