Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Produtos importados por Cabo Verde encareceram 2,4%, maior valor este ano

Os preços dos produtos importados por Cabo Verde aumentaram 2,4% em setembro, valor superior em 2,3 pontos percentuais face ao registado no mês anterior, e o maior valor este ano, segundos dados divulgados hoje pelo INE.

Produtos importados por Cabo Verde encareceram 2,4%, maior valor este ano
Notícias ao Minuto

13:23 - 22/10/21 por Lusa

Economia Cabo Verde

No índice de preços do comércio externo, o Instituo Nacional de Estatísticas (INE) de Cabo Verde concluiu que em setembro os preços da importação registaram um acréscimo de 2,4% relativamente ao mês anterior.

O aumento de 2,4% é o valor mais alto dos últimos oito meses consecutivos, em que os preços estiveram sempre a aumentar, exceção feita ao mês de janeiro, em que diminuíram 0,4%.

Segundo o gráfico disponibilizado pelo INE, o maior aumento este ano tinha-se registado em julho (1,5%), seguido de junho (1,4%).

Em setembro, o INE constatou que o aumento dos preços ocorreu em todas as categorias, em que os bens de consumo aumentaram 1,2%, justificado pela subida de preços de produtos alimentares primários em 1,9%.

Já os preços dos bens intermédios subiram 0,9%, o que é explicado, essencialmente, com a subida dos preços de produtos transformados para a construção (8,4%).  

Por sua vez, os preços dos bens de capital tiveram aumentos de 5,6% em setembro, devido à subida dos preços de máquinas em 7,9%, enquanto os combustíveis aumentaram 3,7%.

Em comparação com o mês de setembro de 2020, o índice de preços da importação em Cabo Verde aumentou 6,4%, ainda de acordo com o INE.

No período em análise, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 2,0%, valor superior em 2,1 pontos percentuais face ao registado no mês anterior, enquanto a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -0,4%.

O índice de Preços do Comércio Externo é um indicador que tem por finalidade obter informação mensal sobre a evolução dos preços das trocas comerciais entre Cabo Verde e o resto do mundo.

Leia Também: Novo PR de Cabo Verde promete "mudanças" para ser "atuante"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório