Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Cooperativas diamantíferas angolanas lamentam falta de incentivos fiscais

Cooperativas diamantíferas angolanas apontaram hoje a "falta de incentivos fiscais", a evasão de garimpeiros, dificuldades de acesso e minas em zonas de exploração como alguns dos obstáculos da atividade no interior do país.

Cooperativas diamantíferas angolanas lamentam falta de incentivos fiscais
Notícias ao Minuto

13:08 - 22/10/21 por Lusa

Economia Angola

As inquietações dos operadores do subsetor de diamantes em Angola foram apresentadas durante o segundo encontro sobre a atividade semi-industrial de diamantes em Angola, que decorre em Luanda, tendo sido indicados, no entanto, alguns avanços.

Segundo Georgina Nunda, representante das cooperativas do Bié, a paralisação de algumas cooperativas naquela província do centro e sul de Angola, que não prorrogaram suas licenças, deveu-se a dificuldades que constituem preocupações dos associados.

"Eles [os filiados] alegam falta de investidores, dificuldades das vias de acesso e que também existem cooperativas com minas e isso tudo ainda são obstáculos para executar aquilo que se pretende", disse a responsável em declarações à margem do encontro.

Em relação às recomendações deixadas no primeiro encontro, a também administradora da cooperativa Tchitembo Tchalaza sublinhou que "foram registados avanços de 70%, particularmente na comercialização e ajuda para tentar mitigar a evasão de garimpeiros".

Félix Costa, representante das cooperativas do Cuanza Sul, lamentou, por sua vez, a "falta de incentivos fiscais", considerando que operam com dificuldades de ordem financeira e outras causadas pela atual crise pandémica.

"Uma das maiores preocupações que trazemos para este encontro é a falta de incentivos fiscais, temos tido poucos incentivos fiscais, estamos a trabalhar a braços com dificuldades financeiras, dificuldades de ordem pandémica", relatou.

Apesar das dificuldades, o também administrador da cooperativa Cuanza Mucango assegurou muito trabalho para poder levar as cooperativas "para semi-industriais".

O "crescimento dos níveis de produção", embora abalados pela covid-19, que tem criado uma série de embaraços, foi apontado pelo empresário como fator positivo a nível do setor.

O encontro, que decorre em Luanda, é promovido pelo Ministério dos Recursos Mineiras, Petróleo e Gás de Angola, tendo o ministro Diamantino Pedro de Azevedo procedido ao discurso de abertura.

Leia Também: Ministro angolano exorta cooperativas de diamantes ao cumprimento da lei

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório